Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Nossa Luta’: exposição sobre perseguição aos negros no Holocausto chega ao Paraná

Mostra itinerante no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná revisita histórias esquecidas de afro-alemães perseguidos pelo nazismo
Parte da exposição fotográfica "Nossa Luta: A Perseguição aos Negros durante o Holocausto", aberta ao público até o dia 28 de junho, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Foto: Orlando Kissner/Alep

22 de junho de 2024

A exposição itinerante “Nossa Luta: A Perseguição aos Negros durante o Holocausto” foi inaugurada no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Proposta pelo deputado estadual Anibelli Neto (MDB) e promovida pelo Museu do Holocausto em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), a mostra visa iluminar a pouco documentada perseguição sofrida pela população negra sob o regime nazista.

Composta por 23 painéis, cinco vitrines e cinco totens audiovisuais, a exposição nasceu de um material educativo lançado na internet em 2017. Desenvolvida em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da PUCPR e o Centro Cultural Humaitá, a mostra busca dar voz a uma comunidade marginalizada e fomentar discussões contemporâneas sobre ódio e racismo.

Exposição segue aberta ao público até o dia 28 de junho. Foto: Orlando Kissner/Alep

A exposição destaca a discriminação enfrentada pelos afro-alemães, que, embora não tenham sido eliminados sistematicamente como judeus e ciganos, sofreram intensa marginalização, desde o isolamento social até o assassinato. O conteúdo retrata a crescente privação dos negros desde o período colonial alemão, incluindo o genocídio de hereros e namaquas na Namíbia, passando pela República de Weimar e culminando no nazismo.

Eduardo de Oliveira Filho, coordenador de Igualdade Racial da Secretaria estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, destacou em nota da Alep a importância da exposição: “Ela irá mitigar a questão do racismo que já vem introjetada na nossa história. Não basta lutarmos contra o racismo; precisamos de um comportamento antirracista para sermos uma sociedade equânime, fraterna e igualitária”.

A mostra estará aberta ao público no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná até o dia 28 de junho, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

Serviço

Exposição – “Nossa Luta – A Perseguição aos Negros durante o Holocausto”

Quando: 17 a 28 de junho

Horário: 9h às 18h

Onde: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico

Entrada gratuita

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano