Para marcar o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) promove na sexta-feira (27) uma audiência pública com painéis de debate e exames para detecção de anemia falciforme.
Coordenada pela Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil, a audiência terá como tema principal o “Direito à Reparação e Ações para Atenção à Saúde da População Negra”, que busca reforçar a promoção da equidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A audiência pública será transmitida no YouTube e pretende reafirmar a responsabilidade de cada esfera de gestão (federal, estadual e municipal) em garantir o acesso à população negra aos serviços de saúde de forma humanizada e qualificada, em conjunto com ações de enfrentamento ao racismo institucional.
Participam do painel o pesquisador Luís Eduardo Batista, que representará o Ministério da Saúde; a médica Denize Ornelas, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; e o médico Maicon Nunes, consultor de saúde da Comissão da OAB.
Na sequência, haverá uma mesa de debates sobre implantação regional de políticas para atenção à saúde da população negra no Estado. O quadro contará com representantes da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado (CPDCN), parlamentares e gestores de saúde.
Exames para detecção da anemia falciforme
Durante a audiência pública, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) oferecerá exames para detecção da anemia falciforme. A coleta de sangue ocorre no local e o resultado será enviado ao participante, posteriormente.
A anemia falciforme é uma doença muito comum entre a população negra e costuma ser detectada no “teste do pezinho”, realizado nos bebês logo após o nascimento.
Para participar da audiência pública e realizar o exame de rastreamento, advogados, advogadas e estagiários de Direito negros e negras devem se inscrever gratuitamente online.
Serviço
Quando: 27 de outubro, das 13h30 às 18h30
Onde: Sede da OAB SP – Rua Maria Paula, 35, Bela Vista, São Paulo (SP)