Pesquisar
Close this search box.

PerifaCon, comic con das favelas, faz concurso online de cosplay para comunidade negra

Em formato gravado e live, o evento reúne também neste fim de semana painéis temáticos e ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores

Texto: Redação | Imagem: Jef Delgado/Estúdio Delara

PerifaCon, comic con das favelas, faz concurso online de cosplay

26 de março de 2021

A PerifaCon, a primeira comic con das favelas, lança o festival “Brotando nas Redes”, com três dias de programação nerd, geek e pop inteiramente gratuita e aberta ao público nas redes sociais entre os dias 26, 27, e 28 de março. Em formato gravado e live, o evento reúne painéis temáticos, ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores e um concurso de cosplay dedicado à comunidade negra, no qual os participantes devem se fantasiar e interpretar personagens da cultura pop.

Após quase dois anos do sucesso da primeira edição da PerifaCon, que levou mais de 7 mil pessoas à Fábrica de Cultura do Capão Redondo, na periferia da Zona Sul de São Paulo, o evento online responde ao chamado do público da comic con das favelas que gosta de maratonar séries e filmes, ouvir música, ler quadrinhos e mangás e compartilhar seus gostos e conhecimentos para promover o bem estar coletivo e o crescimento de artistas da quebrada.

O projeto Narrativas Periféricas, parceria com a editora especializada em quadrinho Mino, e o Beco dos Artistas, espaço expositivo de ilustradores da primeira comic con das favelas em 2019, serviram de inspiração. O primeiro, realizou o sonho de quadrinistas periféricos de se lançarem no mercado editorial. Já o ‘Beco’ trouxe visibilidade aos ilustradores da quebrada que depois fizeram trabalhos para marcas como Netflix e Méqui.

“Fizémos da exclusão a motivação para criar a PerifaCon. Com o ‘Brotando’ queremos continuar incentivando a cultura nerd periférica e criando pontes entre os artistas e as marcas”, afirma a relações públicas Luíze Tavares, uma das criadoras da PerifaCon.

Concurso de cosplay

Durante os três dias de progrmação, o concurso de cosplay voltado à comunidade negra terá uma premiação de R$ 1 mil reais para o cosplayer vencedor por voto popular no site do evento.

“Cosplay é um entretenimento garantido em qualquer comic con, não podia faltar no ‘Brotando’. Este concurso tem ainda o objetivo de promover, valorizar e fortalecer a identidade e as manifestações de pessoas periféricas, negras e LGBTQI+ no universo do entretenimento nerd, geek e pop”, explica a socióloga Gabrielly Oliveira, co-criadora do evento.

O “PerifaCon, Brotando nas Redes” tem realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e acontece por meio da Lei Aldir Blanc.

Serviço:

O quê: “PerifaCon, Brotando nas Redes”

Quando: 26, 27 e 28 de março, a partir das 18h

Onde: No site www.perifacon.com.br/brotando-nas-redes  e no YouTube.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano