PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Periferias urbanas de São Paulo são tema de curso gratuito da USP

Curso acontece às quartas-feiras, a partir do dia 5; inscrições estão abertas até o dia 31 de maio
Mural sendo pintado pelas artistas Crica Monteiro e Fany Lima, na Fábrica de Cultura Capão Redondo. Arte se enquadra nos temas abordados no curso sobre periferias urbanas de São Paulo, oferecido gratuitamente pela USP.

Mural sendo pintado pelas artistas Crica Monteiro e Fany Lima, na Fábrica de Cultura Capão Redondo. Arte se enquadra nos temas abordados no curso sobre periferias urbanas de São Paulo, oferecido gratuitamente pela USP.

— Reprodução

25 de maio de 2024

O Centro MariAntonia da Universidade de São Paulo (USP) promove a partir do dia 5 de junho o curso gratuito “Sujeitas e Sujeitos Periféricos: produção de conhecimento, de cultura e de lutas a partir das periferias urbanas”. Ministrado pelo professor, músico e autor Tiaraju Pablo D’Andrea, o curso tem como propósito analisar a cidade e a sociedade a partir das periferias urbanas de São Paulo, destacando diversos processos sociais que ocorrem nesses territórios, com ênfase na produção cultural, de conhecimento e de mobilização política.

Entre os temas abordados estão: formação das periferias no contexto urbano, produção de lutas nas periferias, produção cultural e de conhecimento a partir das periferias.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O curso será composto por quatro encontros presenciais, realizados sempre às quartas-feiras, das 16h30 às 19 horas. As inscrições para as 150 vagas podem ser feitas de forma online, por meio do sistema Apolo da USP, até o dia 31 de maio, através do link. Não haverá seleção por ordem de chegada, pois as vagas serão sorteadas no dia 3 de junho.

Os participantes que alcançarem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação ao final do curso.

O professor responsável pelo curso, Tiaraju Pablo D’Andrea, é docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador do Centro de Estudos Periféricos. D’Andrea é graduado em ciências sociais, mestre em sociologia urbana (2008) e doutor em sociologia da cultura (2013), todos pela USP. Sua pesquisa de mestrado abordou processos de remoção de favelas na região sudoeste, enquanto seu doutorado investigou a produção cultural das periferias de São Paulo.

Além de sua atuação acadêmica, D’Andrea foi técnico social no Mutirão Paulo Freire, em Cidade Tiradentes, e trabalhou nas favelas do Jardim Panorama e do Real Parque. Ele também ajudou na organização de batucadas populares junto a diversos movimentos sociais e auxiliou na construção do Movimento Cultural das Periferias (MCP).

Serviço

Curso “Sujeitas e Sujeitos Periféricos: produção de conhecimento, de cultura e de lutas a partir das periferias urbanas”

Quando: a partir do dia 5 de junho de 2024

Horário: quartas-feiras, das 16h30 às 19 horas

Local: Centro MariAntonia, USP – R. Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo (SP)

Inscrições: Até 31 de maio pelo link

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano