Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Flipes’: 1ª Festa da Literatura Periférica do Espírito Santo destaca cultura das periferias

Primeira edição do evento homenageia o poeta capixaba Waldo Motta, grande nome da poesia brasileira
Prédio do Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), onde acontece a primeira edição da Festa da Literatura Periférica do Espírito Santo, nos dias 10 e 11 de maio.

Foto: Jansen Lube

9 de maio de 2024

Nesta sexta-feira (10) e sábado (11), será realizada a 1ª Festa da Literatura Periférica do Espírito Santo (Flipes), no Museu Capixaba do Negro, em Vitória, com entrada gratuita. O objetivo do evento é exaltar o protagonismo das periferias e ecoar vozes que, durante muito tempo, foram silenciadas. Serão dois dias repletos de atrações culturais diversas, mesas temáticas, feira de livros, feijoada literária, entre outras atividades.

A Flipes é uma festa que celebra a diversidade cultural das periferias, reunindo as mais diversas expressões artísticas, como literatura, música e dança. Além de escritores locais, participam da programação autores de outros estados do Brasil, como Bahia, São Paulo e Amazonas.

No segundo dia do evento, também haverá homenagem ao poeta Waldo Motta, apontado como uma das mais representativas vozes da poesia brasileira no final do século XX e início do século XXI, cuja obra é bastante conhecida pela intertextualidade que conecta o erotismo à religião, além de tratar explicitamente de temas esotéricos como a cabala, a numerologia, como também cosmovisões indígenas e afro-religiosas.

Entre os destaques da programação artístico-cultural da Flipes, estão: banda de congo Céu do Congo, bloco afro Coisas de Negres, DJ Negana, Zé Moreira, Emmanuel 7Linhas e DaSilva.

A Flipes, segundo o governo do Espírito Santo, nasceu da necessidade de se promover e valorizar a cultura artística que emerge das periferias das grandes cidades e comunidades marginalizadas do Brasil. Desse modo, a iniciativa busca meios estratégicos para dar visibilidade às produções artístico-culturais das periferias.

Serviço

1ª Festa da Literatura Periférica do Espírito Santo (Flipes)

Quando: 10 de maio (sexta-feira) e 11 de maio (sábado);

Horário: a partir das 19h (sexta-feira) e a partir das 9h30 (sábado);

Local: Museu Capixaba do Negro (Mucane), Av. República, 121, Centro de Vitória (ES).

Entrada gratuita

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano