Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto oferece mentorias em pesquisa acadêmica para pessoas negras e indígenas

O Ciclo Sankofa 2024 é uma iniciativa dos Institutos Itéramãxe e Pro Bono; inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de abril
Imagem de uma sala de aula com pessoas negras. O Ciclo Sankofa oferece mentorias em pesquisa acadêmica para pessoas negras e indígenas.

Foto: Reprodução/Freepik

29 de março de 2024

O Instituto Itéramãxe, em parceria com o Instituto Pro Bono, anunciou a abertura de inscrições para o “Ciclo Sankofa: uma primeira aproximação com artigos acadêmicos”. O programa oferece 100 vagas para mentorias gratuitas voltadas às pessoas negras (cis, trans e com deficiência) e indígenas, graduandas e já graduadas e que queiram se aproximar da pesquisa acadêmica.

Os encontros on-line acontecerão entre os dias 27 de abril e 22 de junho, com início às 9h30. Durante o ciclo, os participantes receberão orientações sobre o processo de pesquisa acadêmica e serão direcionados para desenvolver seu próprio artigo acadêmico. Além disso, haverá aulas públicas abertas e encontros terapêuticos em grupo.

As inscrições estarão abertas de 29 de março a 12 de abril, por meio de formulário disponível no site do Instituto Itéramãxe. As 100 vagas oferecidas são distribuídas da seguinte forma: 25% para pessoas negras do Direito, 25% para pessoas negras de outras áreas, 25% para pessoas indígenas (Direito ou outras áreas) e 25% para pessoas trans negras (Direito ou outras áreas).

O Ciclo Sankofa marca a segunda parceria entre o Instituto Itéramãxe e o Instituto Pro Bono. Fundado em 2019, o Instituto Itéramãxe busca promover a diversidade nas universidades, incentivando a participação de grupos ditos minoritários.

“Acreditamos que a extinção do conhecimento é uma das formas do genocídio epistêmico, e a ausência de diversidade acadêmica mostra uma das facetas do racismo estrutural dentro do ambiente acadêmico, limitando o acesso de negras e negros às universidades e desconsiderando seus conhecimentos produzidos”, destaca Alessandra Garcia, coordenadora Organizacional Geral do Instituto Itéramãxe, em comunicado à imprensa.

Mais informações e a programação completa do Ciclo Sankofa 2024 estão disponíveis no site do Instituto Itéramãxe.

Serviço

Ciclo Sankofa 2024: uma primeira aproximação com artigos acadêmicos

Inscrições: 29 de março a 12 de abril, pelo formulário.

Público-alvo: Pessoas negras (cis, trans e com deficiência), e indígenas, graduandas e graduadas em Direito e outras áreas. Participantes do Conexão Negra também poderão se inscrever para as mentorias coordenadas pelo coletivo.

Período dos encontros: 27 de abril e 22 de junho, com início às 9h30.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano