A partir do sábado (30), o artista visual Maxwell Alexandre, nascido e criado na Rocinha, ocupará todo o casarão do Museu Histórico da Cidade, localizado na Gávea, na Zona Sul da capital fluminense. A inauguração do Pavilhão Maxwell Alexandre 3 será marcada pela exposição “Clube”, que reunirá mais de dez obras inéditas do artista. O pavilhão é uma iniciativa itinerante fundada por ele em 2023 e já passou por locais como São Cristóvão e Rocinha. Agora chega ao Museu, que celebrará 90 anos em julho.
Maxwell Alexandre traz para suas obras suas experiências pessoais e da cultura periférica em que cresceu, como destaca o próprio artista. “A série Clube nasceu em 2020, quando me tornei sócio do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, bairro vizinho à favela da Rocinha, onde nasci e cresci”, disse em divulgação para a imprensa. Nas suas obras, ele discute e ressignifica o papel da cultura negra na sociedade, utilizando códigos visuais de forte circulação na periferia.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Considerado um dos principais nomes da arte contemporânea, Maxwell expandiu seu trabalho internacionalmente, com exposições em Paris e Madri no ano passado. Em fevereiro deste ano, ele ocupou o pilotis do Museu de Arte do Rio (MAR) com mais uma edição de seu projeto “Descoloração Global“.
A inauguração do Pavilhão 3 é uma das diversas ações que marcam as nove décadas do Museu da Cidade, que recentemente lançou um novo site, totalmente reformulado.
“Estou muito satisfeito com o resultado dos novos trabalhos, que tem me trazido uma verdadeira sensação de liberdade. Nunca me senti tão livre. Um novo momento”, destacou Maxwell.
Serviço
Exposição “Clube”
Quando: até 23 de junho
Horário: terça-feira a domingo, das 9h às 16h
Onde: Museu Histórico da Cidade – Est. Santa Marinha, s/nº – Gávea, Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações: Site oficial do Museu da Cidade.
Entrada gratuita