No sábado (6) e no domingo (7), acontece o “Viradão Cultural da Rocinha”, organizado pelo portal de notícias Fala Roça na maior favela do Rio de Janeiro — uma das maiores do país. Realizadas na Biblioteca da Rocinha C4, as atividades do evento ocorrem das 10h às 21h, em ambas as datas.
Segundo os organizadores, o objetivo do “Viradão Cultural da Rocinha” é colocar as favelas no mapa cultural da capital fluminense. O evento é uma consequência do Mapa Cultural da Rocinha, plataforma colaborativa criada pelo Fala Roça. A iniciativa identificou 150 projetos socioculturais na região.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A programação deve ocupar os quatro andares da biblioteca com 43 atividades que somam 14 horas de agenda gratuita. O “Viradão Cultural da Rocinha” inclui apresentações de música, dança, teatro, saraus de poesia, rodas de rima e cinema, além de debates e exposições.
Entre as atividades culturais, estão uma exposição sobre a história da Rocinha, do Museu Sankofa; uma mostra de fotografia do projeto Rocinha Sob Lentes; performances do grupo Rocinha em Cena e uma adaptação reduzida de “A Tempestade”, de Shakespeare. A programação completa pode ser conferida aqui.
Fomento à economia local
Para estimular a economia criativa e negócios sociais da região, o evento contará com 30 barraquinhas de projetos locais, que ficarão com todo o valor de vendas arrecadado nos dois dias de atividades. A estrutura das barracas será custeada pela organização, que também pagará aos empreendedores locais um apoio institucional de R$ 700.
Debates buscam capacitar agentes culturais na Rocinha
O “Viradão Cultural da Rocinha” inclui cinco debates temáticos com o objetivo de discutir com a população local formas de estímulo à cultura, tendo em vista o impacto econômico de atividades culturais. Entre os temas, os debates pretendem estimular parcerias entre o comércio e a cultura na Rocinha, discutir acessibilidade e inclusão nas favelas, captação de recursos financeiros e apoio ao turismo. Temas como a promoção da saúde e da educação também serão debatidos.
O evento tem apoio da Secretaria de Cultura e Economia do Rio de Janeiro e da Lei Paulo Gustavo, além da Secretaria Nacional de Periferias e da plataforma Mapa das Periferias.
Serviço:
Data: 6 e 7 de julho – sábado e domingo.
Local: Biblioteca Parque Rocinha C4 – Estrada da Gávea, 454, Rocinha – Rio de Janeiro
Horário: 10h às 21h
Entrada Gratuita