Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Salvador terá festival de cinema com conceito de Beatriz Nascimento

O Festival Internacional do Audiovisual Negro (FIANB) vai fomentar os diálogos e as discussões sobre as diásporas negras e atlânticas

Texto: Redação | Foto: Divulgação/Arquivo Nacional

Imagem em preto e branco mostra Beatriz Nacimento, uma mulher negra, sorrindo.

Foto: Foto: Divulgação/Arquivo Nacional.

25 de setembro de 2023

A capital baiana, Salvador, receberá em novembro pela primeira vez o Festival Internacional do Audiovisual Negro (FIANB) com o tema que traz o conceito de “Transatlanticidade”, cunhado pela historiadora, professora e roteirista sergipana Beatriz Nascimento (1942-1995). A programação vai fazer parte do calendário Novembro Salvador Capital Afro. Antes, o festival acontecia na cidade de São Paulo (SP).

Inspirado em Maria Beatriz Nascimento, o festival de cinema vai fomentar os diálogos e as discussões sobre as diásporas negras e atlânticas, reunindo os territórios de África, América e Caribe. Isso através da reflexão sobre a distribuição e exibição de conteúdos do audiovisual negro. O anúncio foi feito pelo Secretário de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, em setembro.

Sobre Beatriz Nascimento

Maria Beatriz Nascimento nasceu em 17 de julho de 1942, na cidade de Aracaju (SE), mas aos sete anos de idade mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro (RJ). Graduou-se em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez pós-graduação na Universidade Federal Fluminense (UFF) e, quando faleceu, estava cursando Mestrado em Comunicação pela UFRJ.

Beatriz era ativista, historiadora, teórica, professora, poeta e roteirista. Foi figura chave do movimento negro e atuou corajosamente no auge do período ditatorial no Brasil (1964-1985). A historiadora estudou a fundo e dissertou sobre a condição do negro no Brasil.

* Texto publicado originalmente no site Negrê.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano