Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Semana do Audiovisual Negro abre inscrições para a sua 4ª edição em Pernambuco

O festival acontece nas cidades pernambucanas de Recife, Camaragibe e Afogados da Ingazeira, no primeiro semestre de 2024; inscrições abertas até o dia 16
Cena do filme "As canções de amor de uma bixa velha", pertencente à categoria do audiovisual negro brasileiro. Dois homens estão sentados de frente um para o outro. Um é negro e o outro branco.

Foto: Cultura.PE/Reprodução

6 de dezembro de 2023

A Semana do Audiovisual Negro (SAN) abriu inscrições para a 4ª edição do festival, no formato presencial, para as cidades de Recife, Camaragibe e Afogadas da Ingazeira. O festival está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2024, mas as inscrições estão abertas até o dia 16 de dezembro de 2023.

O tema é livre e os inscritos podem mandar seus materiais nos mais diversos formatos como curtas, médias e longas-metragens, videoartes, obras instalativas, intervenções visuais e demais obras. Não há limite de produções por pessoa, desde que seja feita uma inscrição para cada criação.

Para se inscrever no festival, o filme deve ter sido realizada a partir de 2021 e  ter sido dirigido por diretoras e/ou diretores negres, indígenas, amareles e/ou povos de comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhos, catingueiros, caiçaras, povos de terreiro, entre outros).

Os trabalhos que não forem realizados em língua portuguesa, devem possuir uma legenda em português, criada pelo o autor antes do envio. A Semana de Audiovisual negra não se responsabiliza pela legendagem dos materiais.

No ato da inscrição, que pode ser feita neste link, as obras devem estar disponíveis no YouTube, Vimeo ou Google Drive, sendo este último habilitado para download. Os dados fornecidos na ficha de inscrição serão utilizados nos materiais de divulgação da mesma maneira que forem apresentados.

Os materiais inscritos serão avaliados por uma curadoria composta por integrantes da Semana do Audiovisual Negro e curadores convidados. As obras selecionadas serão divulgadas até 16 de fevereiro de 2024, através dos canais de comunicação e por e-mail para os responsáveis pela inscrição. 

Além de Recife, Camaragibe e Afogados da Ingazeira, outras cidades poderão entrar no circuito itinerante da SAN, neste caso, os realizadores selecionados serão avisados das datas de cada exibição. Os filmes selecionados poderão ter seus trechos veiculados para fins publicitários, como divulgação em TV e internet.

A Semana do Audiovisual Negro é o primeiro festival pernambucano a exibir, em caráter competitivo, realizações de pessoas negras, indígenas e amarelas. O objetivo principal é entrelaçar ainda mais essas produções que conversam entre si através das temáticas que a vivência das pessoas não brancas envolve

O evento, realizado pelo Cineclube Alma no Olho, com produção da Pajeu filmes e Tarrafa Produtora e incentivo do Funcultura Audiovisual, acontece anualmente. Em 2024, a edição acontece nas cidades de Recife, Camaragibe e Afogados da Ingazeira.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano