Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

SP: exposição no Sesc Vila Mariana celebra produção intelectual de Lélia Gonzalez

O projeto enaltece a cultura afro-brasileira ao explorar diálogos e reflexões inspirados em obra da escritora
Imagem mostra a antropóloga, historiadora e filósofa brasileira Lélia Gonzalez.

Foto: Reprodução

21 de junho de 2024

O Sesc Vila Mariana, em São Paulo (SP), recebe, a partir de 27 de junho, o projeto “Lélia em nós: festas populares e americanidade”, uma exposição gratuita inspirada no livro “Festas populares no Brasil”. A mostra fica em exibição até 24 de novembro.

A iniciativa gratuita, em parceria com a editora Boitempo, visa aproximar o público brasileiro do pensamento da antropóloga, historiadora e filósofa brasileira Lélia Gonzalez (1935–1994). O projeto celebra a cultura afro-brasileira ao explorar diálogos e reflexões inspirados na produção intelectual de Lélia.

A exposição inclui uma diversidade de obras contemporâneas e históricas, divididas em cinco eixos temáticos, apresentando pinturas, fotografias, documentos históricos, objetos, performances, instalações e vídeos de artistas contemporâneos e renomados, como Alberto Pitta, Heitor dos Prazeres, Januário Garcia, Maria Auxiliadora, Nelson Sargento e Walter Firmo.

A mostra também oferecerá uma experiência sonora com intervenções do DJ Machintown e do trombonista Allan Abbadia, além de registros fonográficos da discoteca pessoal de Lélia, parte do acervo do Instituto Memorial Lélia Gonzalez (IMELG), que inclui álbuns de artistas como Wilson Moreira, Nei Lopes, Luiz Gonzaga, Tamba Trio, Clementina de Jesus, Jamelão e Lazzo Matumbi.

Com curadoria de Glaucea Britto e Raquel Barreto, a exposição foi inspirada pelas proposições feitas por Lélia Gonzalez em “Festas populares no Brasil”. A obra, publicada originalmente em 1987, será relançada pela Boitempo em parceria com o Sesc Vila Mariana.

Serviço:

Lélia em nós: festas populares e amefricanidade
Quando: 27 de junho, até 24 de novembro, das 10h às 21h
Onde: Sesc São Paulo, R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo
Entrada Gratuita

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano