Pesquisar
Close this search box.

Festival ‘Erê Convida’ celebra culturas infantis de terreiros em Minas Gerais

Evento acontece em Poços de Caldas (MG) com programação voltada ao público infantil
Cena do documentário "Terreiros do Brincar" que será exibido no Festival "Erê Convida", nesta sexta-feira (24).

Foto: Reprodução

23 de maio de 2024

Entre os dias 24 e 26 de maio, o Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, em Poços de Caldas (MG), sediará a segunda edição do Festival “Erê Convida”, um evento dedicado à celebração da cultura, educação e respeito pelas infâncias dentro das tradições dos povos e comunidades de terreiro

Com uma programação diversificada e gratuita, o festival traz o tema “Culturas infantis dos povos de terreiros” e terá na sexta-feira (24) a exibição do documentário “Terreiros do Brincar”, produzido pelo Instituto Alana. Às 20h30, a mesa de diálogos “Culturas Infantis e Povos de Terreiros” contará com a participação de Pai Thiago e Mãe Fernanda, abordando a importância do reconhecimento e valorização das raízes culturais pelas crianças e adultos.

No sábado (25) as atividades começam às 9h com brinquedos infláveis e brincadeiras tradicionais. O dia contará ainda com oficinas de Bonecas Abayomi, Artes Plásticas e uma vivência de Capoeira Angola, além da exibição do filme “Ewé de Òsányìn: o segredo das folhas”, às 17h.

O encerramento no domingo (26) trará uma oficina de percussão tradicional, espaço para tranças afro, espetáculo teatral e duas mesas de diálogos: “No giro das crianças: terreiro e pertencimento”, com Prof. Sidnei Nogueira e Profa. Ellen de Lima Souza, e “Paternidade negra e os meninos negros”, com Daniel Pereira e Thais Sena, do Laroyê Grupo de Pesquisa. 

O evento culmina com o lançamento dos livros “Coisas do povo de santo” e “A menina dos cabelos d’água” de Prof. Sidnei, seguido de um animado Samba de Roda do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, às 18h.

Serviço

Festival “Erê Convida” 

Quando: 24 a 26 de maio de 2024

Horário: consultar programação

Onde: Av. Fosco Pardini, 3390, Bairro São José, Poços de Caldas (MG)

Entrada: Gratuita

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano