Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Atos em apoio à Palestina acontecem nas capitais brasileiras nesta quarta-feira

Há protestos confirmados em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; pessoas solidárias ao povo palestino classificam a situação no Oriente Médio como "apartheid israelense"
Imagem mostra duas mulheres em território segurando bandeira da Palestina.

Foto: Reprodução/Redes sociais

10 de outubro de 2023

Movimentos sociais e organizações sindicais planejam atos para quarta-feira (11) em diversas capitais brasileiras a fim de provocar uma discussão do atual momento do conflito no Oriente Médio e construir um calendário de atividades em apoio à Palestina.

Em São Paulo (SP), o ato será no Galpão da Alameda Eduardo Prado, na região central da cidade, a partir das 18h. Os manifestantes farão leitura de uma carta conjunta escrita por entidades, movimentos e organizações que se articulam no Brasil em apoio ao povo palestino.

Entre as organizações confirmadas estão a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

No Rio de Janeiro (RJ), as manifestações acontecem na Cinelândia, e em Brasília (DF), no Museu Nacional, a partir das 17h.

Nas redes sociais, pessoas solidárias aos palestinos usam a expressão “apartheid israelense” em razão da semelhança com a história de segregação da África do Sul. A população palestina vive em territórios cercados ou ocupados por israelenses, mais especificamente Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Em nota, a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que 187 mil pessoas precisaram deixar suas casas e há pelo menos 787 mortos e 4,9 mil feridos em Gaza.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano