Moradores de bairros periféricos de Belo Horizonte podem se inscrever, até a terça-feira (10), em uma oficina gratuita de fotografia com celular. São oferecidas 30 vagas e a seleção prioriza pessoas negras, mulheres, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
O projeto, intitulado “Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica”, terá encontros às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, entre os meses de novembro e dezembro. Não é necessário conhecimento prévio de fotografia para participar das aulas.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A oficina inclui seis módulos diferentes. “Território e Identidades” deve ocorrer de 17 a 24 de setembro; “Criação de Narrativas”, de 26 de setembro a 10 de outubro; “Técnicas Fotográficas”, de 15 a 29 de outubro; “Orientação Online”, de 30 de outubro a 1º de novembro e “Edição Fotográfica”, de 7 a 14 de novembro.
Após a conclusão das oficinas, os trabalhos dos alunos serão exibidos em uma exposição itinerante que percorrerá diversos equipamentos públicos na cidade. O último módulo, “Uma Identidade, Uma História”, dedicado à apresentação das fotos da turma, está previsto para acontecer de 19 a 21 de novembro.
Além das aulas, haverá um momento de atividade prática, onde os participantes da oficina irão fazer registros fotográficos de sua comunidade. Cada participante terá uma foto revelada no tamanho 20 x 30 cm e esta foto irá ser parte de uma Exposição Itinerante, que ocorrerá no Centro Cultural Padre Eustáquio e nos CRAS São José, Santa Rosa e Confisco, entre os meses de dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.
Podem se inscrever na oficina pessoas com mais de 18 anos que residam em bairros periféricos ou favelas de Belo Horizonte. O curso será realizado no Centro Cultural do Bairro Padre Eustáquio, localizado na região noroeste da cidade.
Para mais informações, consulte o formulário de inscrição.