A Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinaram no domingo (17), durante o Salão Nacional do Turismo, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para unir esforços em prol da promoção internacional e apoio à comercialização dos destinos brasileiros classificados como estratégicos para o segmento.
O documento assinado prevê a execução de uma série de ações conjuntas, que serão elencadas em um Plano de Trabalho, segundo a coordenadora de diversidade, afroturismo e povos indígenas da Embratur, Tania Neres.
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“Vamos seguir um plano de ação, com estratégia e muita parceria, com pessoas dedicadas ao mercado LGBTQIA+. “Estamos muito felizes com esse acordo para fortalecer e ampliar a promoção do turismo LGBTQIA+. Isso porque não dá para trabalhar com o mercado desse segmento sem ter a força da Câmara”, explicou, em nota à imprensa.
No início de 2023, a Embratur criou uma coordenação dentro da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional para cuidar das temáticas do “Afroturismo, Diversidade e Povos Originários”. O intuito do projeto também é atuar junto a estes públicos estratégicos que retratam a cultura brasileira como um país diverso, inclusivo e acolhedor.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou o marco na história da agência e a importância de tratar pautas tão relevantes como eixos prioritários de trabalho.
“Queremos fortalecer o turismo no Brasil, de forma a estimular a promoção internacional de segmentos do turismo, como os voltados para o público LGBTQIA+, como também para os povos originários e o afroturismo. A nossa parceria irá fortalecer os destinos brasileiros, como também o trade turístico nacional, para receber cada vez mais e melhor o turista LGBTQIA+ do Brasil e do mundo”, disse, também em nota.
Segundo um levantamento realizado pelo Gay Travel Index 2023, o Brasil é um dos países que mais recebe turistas LGBTQIA+ no mundo. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, está entre os melhores destinos internacionais LGBTQIA+.
“O nosso país tem todos os atrativos que eles mais gostam. O principal é sol e praia, e depois cultura e gastronomia”, completou Tania Neres.