Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Câmara LGBT e Embratur assinam acordo para ampliar turismo internacional

O documento prevê a execução de uma série de ações estratégicas conjuntas
Imagem mostra representantes Câmara LGBT e Embratur com o Acordo de Cooperação Técnica em mãos

Foto: Divulgação / Câmara LGBT

19 de dezembro de 2023

A Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinaram no domingo (17), durante o Salão Nacional do Turismo, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para unir esforços em prol da promoção internacional e apoio à comercialização dos destinos brasileiros classificados como estratégicos para o segmento.

O documento assinado prevê a execução de uma série de ações conjuntas, que serão elencadas em um Plano de Trabalho, segundo a coordenadora de diversidade, afroturismo e povos indígenas da Embratur, Tania Neres. 

“Vamos seguir um plano de ação, com estratégia e muita parceria, com pessoas dedicadas ao mercado LGBTQIA+. “Estamos muito felizes com esse acordo para fortalecer e ampliar a promoção do turismo LGBTQIA+. Isso porque não dá para trabalhar com o mercado desse segmento sem ter a força da Câmara”, explicou, em nota à imprensa.

No início de 2023, a Embratur criou uma coordenação dentro da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional para cuidar das temáticas do “Afroturismo, Diversidade e Povos Originários”. O intuito do projeto também é atuar junto a estes públicos estratégicos que retratam a cultura brasileira como um país diverso, inclusivo e acolhedor.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou o marco na história da agência e a importância de tratar pautas tão relevantes como eixos prioritários de trabalho. 

“Queremos fortalecer o turismo no Brasil, de forma a estimular a promoção internacional de segmentos do turismo, como os voltados para o público LGBTQIA+, como também para os povos originários e o afroturismo. A nossa parceria irá fortalecer os destinos brasileiros, como também o trade turístico nacional, para receber cada vez mais e melhor o turista LGBTQIA+ do Brasil e do mundo”, disse, também em nota.

Segundo um levantamento realizado pelo Gay Travel Index 2023, o Brasil é um dos países que mais recebe turistas LGBTQIA+ no mundo. A cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, está entre os melhores destinos internacionais LGBTQIA+.

“O nosso país tem todos os atrativos que eles mais gostam. O principal é sol e praia, e depois cultura e gastronomia”, completou Tania Neres.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano