Pesquisar
Close this search box.

Portal independente Conquista Repórter é hackeado e pede doações para concluir projetos

Em comunicado, o jornal revelou que sistema foi invadido e malwares foram instalados

Texto: Mariane Barbosa | Imagem: Reprodução/iStock

Imagem mostra um repórter, com foco em suas mãos, que seguram um microfone, um papel, um celular e uma caneta.

28 de setembro de 2023

Na segunda-feira (28), o portal independente Conquista Repórter, jornal local com sede em Vitória da Conquista, município da Bahia, teve o seu sistema invadido por hackers, que retiraram o site oficial do ar. 

Em comunicado aos leitores divulgado nas redes sociais da mídia, Vitória Lobo, diretora-executiva do jornal, informou que diversas pastas do sistema foram apagadas do servidor e malwares foram instalados. A jornalista também compartilhou a sua preocupação com conteúdos inéditos, como reportagens e podcasts. “Sem a sua ajuda, o Conquista Repórter pode não resistir”, pontuou. 

Para retomar o portal, a campanha de financiamento precisa arrecadar R$ 2.760, valor que corresponde ao custo cobrado pelo provedor para o backup e ao serviço de limpeza de arquivos infectados, atualizações de plugins e aplicações de pacotes de segurança. As doações podem ser feitas na chave PIX 77999214805.

“O que fica de questionamento é ‘a quem interessa acabar com o jornalismo independente de Vitória da Conquista?’, porque se a gente perder todos os materiais que a gente tem no site, a gente vai perder também dois anos de história de movimentos sociais, de minorias que estão à margem da nossa sociedade“, desabafa.

Nas publicações, leitores se solidarizaram com o ataque. “Que absurdo! Toda solidariedade a equipe do Conquista Repórter, que realiza um trabalho de extrema importância para a cidade de Vitória da Conquista e região. É um trabalho de memória e de reflexão, de qualidade”, expressou um leitor no perfil da Conquista Repórter. 

A ação criminosa não é um caso isolado. Em 2020, a ONG Repórteres sem Fronteiras registrou 580 casos de ataques contra a imprensa brasileira ao longo do ano. 

“Qualquer valor é muito bem-vindo e contribuirá diretamente para impedir que o jornalismo independente de Vitória da Conquista seja silenciado”, ressaltou Vitória Lobo.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano