Pesquisar
Close this search box.

“Cores e Vozes das Periferias”: ação realiza intervenção urbana com jovens de Salvador

Programação começa nesta terça (16), e marca os 20 anos da Conferência de Durban, marco mundial na luta pelos direitos humanos e igualdade racial.

Texto: Redação | Foto: Divulgação/Programa 'Corra Pro Abraço'

ação sociocultural realiza intervenção urbana com jovens de Salvador

16 de novembro de 2021

Marcando a celebração dos 20 anos da Conferência de Durban, a capital baiana recebe, a partir desta terça (16), uma intervenção urbana com atividades socioculturais para jovens negros e negras de Salvador. A Conferência representa um marco mundial na luta pelos direitos humanos e igualdade racial e faz parte de uma agenda mundial no combate ao racismo, à intolerância, xenofobia e discriminação racial.

Intitulada “Cores e Vozes das Periferias”, a atividade terá quatro dias de programação e vai contar com intervenções urbanas, apresentações artístico-culturais e oficinas de grafite, ministradas pelos artistas visuais Andressa Munique e Caíque Sapho. As ações serão feitas em diferentes localidades de Salvador: nos dias 16 e 17/11 no Aquidabã; e 18 e 19/11 na Praça Nova República, em Tancredo Neves. As ações também estão previstas para acontecer em Recife.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Com mobilização do Programa ‘Corra Pro Abraço’, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), a iniciativa já vinha realizando atividades preparatórias com oficinas voltadas para pessoas em situação de rua sobre a agenda discutida em Durban e conexões com a vida cotidiana. As rodas têm ocorrido semanalmente, desde outubro, na Unidade de Apoio na Rua da Ladeira da Fonte das Pedras (Nazaré). A parceria é fruto de uma articulação com com o professor Gilcimar Dantas, doutor em psicologia social pela Universidade Federal da Bahia, professor da UNIFACS e pesquisador sobre racismo e segurança pública.

O evento conta com a cooperação coletiva da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, a Secretaria Municipal de Reparação de Salvador e o Programa Corra pro Abraço.

SERVIÇO

Intervenção urbana “Cores e Vozes das Periferias” – 20 anos da Conferência de Durban

Locais: 16 e 17/11 (Aquidabã) 18 e 19/11 (Beiru/Tancredo Neves)

Data e Horário: 16 a 19/11 – 9h às 17h

Realização: Corra pro Abraço, Unicef, UNFPA, Unodc, Sepromi, Semur

Leia também: Wakanda Educação abre inscrições para programa ‘Juntos no Corre’

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano