Obras literárias selecionadas pretendem desconstruir representações negativas sobre a África; Iniciativa é do escritor angolano João Canda
Texto: Redação I Edição: Nataly Simões I Imagem: Olly/Fotolia
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Para contribuir com a promoção da cultura africana no território brasileiro através da literatura e de outras manifestações culturais, o escritor, produtor cultural, palestrante e consultor editorial João Canda, nascido em Angola, criou a editora Literáfrica. Esta fundou, há dois anos, o primeiro clube de literatura africana por assinatura do Brasil.
O objetivo do clube é incentivar a leitura de obras de escritores africanos e dos conhecimento de suas diversas culturas. A iniciativa aposta em autores contemporâneos por considerar o trabalho feito por eles como um movimento de retorno às origens do povo negro.
“Essa é uma necessidade que o Brasil e o mundo vêm sentindo. A partir das iniciativas de palestras, feiras, conferências com escritores africanos, edição e lançamentos de livros de escritores africanos, espaços para diálogos sobre as questões raciais e valorização da cultura africana, percebemos cada vez mais a necessidade de criar espaços que permitissem conhecer uma África que não foi contada nem lida”, conta Paulo Costa, integrante da Literáfrica, em entrevista à agência Alma Preta.

“A África está presente no dia a dia e sempre teve grande influência na base cultural do povo brasileiro. Por isso, a Literáfrica vem desenvolvendo iniciativas que reforçam os laços entre África e o Brasil, com mais educação, literatura e intercâmbio cultural”, ressalta o representante da editora.