A Associação PiPA, que realiza atividades educacionais e culturais com crianças e adolescentes no bairro Peri Alto, na periferia da Zona Norte de São Paulo, foi anunciada como a primeira beneficiada pelo Fundo Better Futures, da Fórmula E, com a doação de 25 mil euros (cerca de R$ 157 mil, na cotação atual).
O fundo fornece suporte a projetos de impacto social em todas as cidades-sede das corridas na próxima temporada, incluindo a capital paulista. A cidade receberá a abertura da competição automobilística em 7 de dezembro, no Sambódromo do Anhembi.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Lançado durante a temporada anterior, o programa é centrado na sustentabilidade, em conexão com a principal característica da competição — o uso de carros elétricos. A iniciativa oferece 25 mil euros em cada uma das 11 cidades que receberão as 17 corridas da temporada ao redor do mundo. O projeto tem um total de 275 mil euros (cerca de R$ 1,7 milhão).
Segundo informações da Fórmula E, com a doação, a associação terá condições de expandir seu alcance e apoio a 280 crianças e adolescentes de comunidades socialmente vulneráveis. A iniciativa vai sustentar atividades socioemocionais e educacionais semanais com objetivo de aprimorar habilidades essenciais para o futuro das infâncias e juventudes.
O apoio também deve garantir a sustentabilidade dos programas da Associação PiPA, permitindo o envolvimento de 120 voluntários e beneficiando indiretamente as famílias e a comunidade em geral onde estes trabalham, vivem e socializam.
Fundada em 2018, a Associação PiPA trabalha com crianças, adolescentes e jovens para promover a educação, as artes, a cultura, a inclusão digital e a consciência ambiental por meio de iniciativas como programas de reforço escolar, atividades culturais e oficinas educativas, com objetivo de fomentar a autonomia, a cidadania e a igualdade de oportunidades.