PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Governo federal lança editais de apoio à população LGBTQIA+

Iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos prevê premiações e investimentos em projetos da sociedade civil
Uma bandeira da comunidade LGBTQIA+.

Uma bandeira da comunidade LGBTQIA+.

— Julio Cesar Aguilar/AFP

14 de março de 2026

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDCH) publicou, na última quinta-feira (12), três editais para o fortalecimento de políticas públicas para a defesa e promoção dos direitos da população LGBTQIA+. 

Os editais foram elaborados pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e têm como objetivo ampliar a implementação da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, com incentivo a projetos da sociedade civil e ações em municípios.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Entre os programas previstos está o Prêmio Luana Barbosa, que reconhece políticas públicas de enfrentamento à lesbofobia. O Prêmio Casas da Cidadania LGBTQIA+ selecionará 20 projetos da sociedade civil com premiação de R$ 50 mil cada. Segundo a pasta, o terceiro edital, de apoio a cidades com até 200 mil habitantes, teve um investimento total de R$ 1 milhão. 

Para a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, a iniciativa busca impulsionar a implementação das políticas nos territórios, além de apoiar a atuação de conselhos e coordenações locais. 

As inscrições para os prêmios estarão abertas entre 16 de março e 13 de abril de 2026, por meio do site do MDHC. Podem participar grupos, coletivos e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, com o CNPJ regular. 

O período de envio das propostas dos municípios vai de 12 de março a 15 de abril de 2026. Elas serão avaliadas por comissão designada pela secretaria responsável, com base em critérios técnicos e princípios da administração pública, como legalidade, transparência e eficiência. 

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Formada em Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano