Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Governo lança comitê para desenvolver agenda financeira com foco ambiental

Instrumento servirá para alinhar projetos da economia com os objetivos sustentáveis do país
Na imagem há uma floresta com árvores vistas de baixo para cima.

Foto: Reprodução / Pixabay

27 de março de 2024

 O governo federal instituiu, por meio do decreto 11.961 publicado na última segunda-feira (25), o Comitê Interinstitucional da Taxonomia Sustentável Brasileira (CITSB), que será responsável pelo desenvolvimento e implementação de atividades, ativos e projetos em consonância com a estratégia sustentável nacional.

“Taxonomia Sustentável” é o termo usado para definir um sistema de classificação e identificação de projetos econômicos que contribuam para o cumprimento dos objetivos climáticos. O instrumento terá capacidade de filtrar todas as movimentações econômicas e classificá-las como iniciativas sustentáveis ou não sustentáveis.

O intuito do Comitê é alinhar a agenda financeira do Brasil com as medidas da chamada economia verde, por meio de uma metodologia comum que avalie e monitore o impacto socioambiental das atividades econômicas. 

No longo prazo, a meta é “atingir justiça ambiental e climática com elevação da renda e redução das desigualdades”.

“O Ministério da Fazenda avalia que o enfrentamento da crise climática requer soluções compartilhadas e afinadas no sentido da sustentabilidade, de forma a conciliar objetivos econômicos, sociais, ambientais e climáticos”, diz a pasta em comunicado.

Ao todo, são 27 entidades governamentais lideradas pelo Ministério da Fazenda, incluindo o Banco Central do Brasil (BCB), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano