PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Governo prorroga inscrições para programa de intercâmbio voltado a professores e estudantes negros

Novos prazos permitem que docentes da educação básica e universitários tenham mais tempo para concorrer a intercâmbios no Peru, Angola e República Dominicana
Imagem mostra uma estudante negra, público alvo do programa Caminhos Americanos, que selecionará professores e estudantes negros para realizar intercâmbio formativo no Peru, Angola e República Dominicana. Inscrições para a iniciativa foram prorrogadas.

Imagem mostra uma estudante negra, público alvo do programa Caminhos Americanos, que selecionará professores e estudantes negros para realizar intercâmbio formativo no Peru, Angola e República Dominicana. Inscrições para a iniciativa foram prorrogadas.

— Reprodução/Freepik

10 de fevereiro de 2025

O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prorrogou as inscrições para a edição de 2025 do Programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul. 

Professores da educação básica da rede pública que se autodeclaram negros ou quilombolas podem se inscrever até sexta-feira (14) para a edição realizada no Peru, em parceria com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Já os estudantes universitários matriculados a partir do quinto semestre em cursos de licenciatura de instituições públicas que pretendem concorrer às edições de Angola e República Dominicana terão até o dia 24 de fevereiro para concluir a candidatura.

Todas as inscrições devem ser realizadas no portal da  Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Atividades oferecidas nos intercâmbios do ‘Caminhos Amefricanos’

Serão selecionados 50 participantes para cada destino, que terão a oportunidade de participar de atividades formativas, visitas guiadas a locais históricos e seminários. Os intercâmbios terão duração de 15 dias e proporcionarão uma imersão acadêmica e cultural com atividades como seminários, visitas a escolas e a locais históricos e culturais. 

No Peru, os professores conhecerão experiências educacionais e culturais voltadas à valorização da história africana e da diáspora africana. Em Angola, o intercâmbio acontecerá na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, onde os estudantes terão contato com a realidade educacional e cultural do país. 


Já na República Dominicana, a experiência será realizada em parceria com a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO), com o objetivo de proporcionar um aprofundamento nas políticas públicas voltadas à igualdade racial e à educação antirracista.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano