Kamilah Pimentel, mãe e empresária da rapper MC Soffia, denunciou caso após vazamento de áudio de dono da marca; empresa publicou nota, mas não pediu desculpas à rapper
Texto: Juca Guimarães I Edição: Flávia Ribeiro I Imagem: arquivo pessoal MC Soffia
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A marca de moletom Adaz, de roupas descoladas e discurso engajado sobre antirracismo nas redes sociais, divulgou uma nota tentando se justificar por um áudio que circula na internet, em que um dos donos da empresa faz comentários pejorativos e discriminatórios sobre artistas que têm parceria de divulgação com a marca.
A rapper MC Soffia, que tem acumulado prêmios internacionais com a sua música e posicionamento político contra o racismo, foi citada no áudio em comentários preconceituosos sobre o prédio onde ela mora com a mãe e empresária Kamilah Pimentel, no centro de São Paulo. “É um lugarzinho meio trash no centrão”, diz o dono da marca.
No áudio ele comenta com alguém o motivo pelo qual decidiu não entregar algumas peças de moletom na casa de um outro artista, pois achou que era “ favelinha”, “BNH” ,”estranho”, “estou indo pelo meu felling e nem vou deixar”, ouve-se no áudio.
Na nota, divulgada pela empresa em suas redes sociais, o tom é de desvio de foco e uma tentativa de negar o preconceito.
“Vale ressaltar que esse áudio está inserido em uma conversa de Whatsapp com um dos nossos ex-funcionários, e foi repassado de forma descontextualizada com intuito malicioso de prejudicar nossa imagem. Em nenhuma momento foi citado questões racias/étnicas dos artista envolvidos”, diz um trecho da nota.
A empresária da rapper gravou um vídeo no último domingo comentando o caso, refletindo sobre a postura da empresa, que é a reação mais comum das marcas que são expostas no seu comportamento racista, divergindo completamente da imagem que querem passar e do público para o qual querem vender.
“Para além de uma marca se assumir racista e achar que vamos nos calar a aceitar a discriminação e, principalmente, achar que retratação copia e cola vai nos parar, que entendam que estamos no fronte de uma luta legítima. Chega de racismo. Chega de opressão. Não vou me calar!”, disse Kamilah.
A agência Alma Preta entrou em contato com a marca Adaz questionando se a empresa vai tomar alguma medida efetiva para a mudança de mentalidade e visão da marca em relação aos artistas negros independentes, mas não houve resposta até a publicação da matéria.
A ideia de usar a imagem da MC Soffia para divulgar a marca, numa espécie de permuta, partiu da própria Adaz. A MC Soffia ganhou destaque mundial quando fez o show de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Em 2018, ela foi indicada ao BET Hip Hop Awards, premiação internacional especializado em rap e hip hop, como artista revelação. Em 2020, a rapper , de 16 anos, recebeu uma homenagem da World Woman Foundation e participou do projeto She’s my hero.