Na última segunda-feira (11), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) apresentou oficialmente o Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH). A plataforma recém-inaugurada tem como propósito centralizar informações e indicadores estratégicos relacionados aos grupos sociais e aos temas prioritários do MDHC.
A cerimônia de lançamento, realizada no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do ministro Silvio Almeida.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Em sua primeira versão, o ObservaDH estreia com mais de 250 indicadores e índices, abordando públicos e temas prioritários do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Esse amplo conjunto de dados inéditos é resultado de um mapeamento minucioso que envolveu mais de 30 bases de dados, tornando-se a maior fonte de informações sobre esses temas no país.
Disponível para toda a população, a iniciativa apresenta dados sobre pessoas idosas, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, pessoas em situação de rua, além de informações acerca do enfrentamento aos discursos de ódio e da capacidade institucional dos estados e municípios para garantir a defesa dos direitos humanos de sua população.
Além de reunir esses indicadores, a plataforma pretende disseminar e analisar informações estratégicas sobre a realidade dos direitos humanos no Brasil. O projeto visa ainda fornecer dados fundamentais para o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas em diversas esferas governamentais, federal, estadual e municipal, além de promover ações junto à sociedade civil.
A ferramenta é fruto do trabalho articulado realizado pela Coordenação-Geral de Indicadores e Evidências do MDHC. Conforme a pasta, em breve, serão abordados também outros temas e grupos sociais vulnerabilizados. Acesse aqui a plataforma.