Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

NIVEA lança linha especialmente para peles negras

Beleza Radiante pretende exaltar os sonhos, trazer propósito e enaltecer o toque que transforma, reconhecendo a beleza e a necessidade do cuidado com a pele negra

Cartaz promocional da linha Beleza Radiante, da NIVEA

Foto: Imagem: Divulgação

26 de julho de 2022

Para celebrar a população negra e sua beleza, NIVEA, que entende tudo de pele, apresenta Beleza Radiante, o maior lançamento da marca no Brasil desenvolvido especialmente para a pele negra, valorizando a identidade e ancestralidade desse grupo. Composta por um hidratante facial e dois corporais, ambos multifuncionais e ricos em ativos, a linha surge a partir das necessidades físicas e emocionais de pessoas negras.

A novidade chega cheia de significado e em sinergia com o propósito da marca ‘O Toque Que Transforma e Inspira Conexões’, que elegeu três públicos prioritários que mais sentem falta do toque humano, sendo eles mulheres negras de periferia, comunidade LGBTQIA+ e idosos e seus cuidadores. Com isso, se uniu a organizações do terceiro setor para promover transformações sociais com esses grupos.

Uma das parceiras da marca e CEO da PretaHub, Adriana Barbosa, conta que a relação com a marca vem de muito tempo, sempre ligada ao afeto e ao vínculo familiar. “Eu lembro que a primeira vez que vi um creme da NIVEA foi com a minha avó. Quando eu era pequena, não demorou muito para eu perceber que minha mãe também usava e quando eu dei por mim, também estava usando. O creme era o único que dava certo com as peles mais escuras, ele não produzia aquilo que a gente chamava de pele russa, que é aquela aparência ressecada, sabe?”

Casa Preta HubA PretaHub é um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. | Créditos: Reprodução

O relato afetivo de Adriana é a essência de Beleza Radiante, que reconhece a importância do autocuidado e a relação entre gerações. Para Adriana, a mulher negra é historicamente empreendedora e sonhadora, estando em constante reinvenção. Por isso, iniciativas que oferecem suporte para ascender pessoalmente e socialmente é um caminho transformador para a comunidade. “Apoiar esses projetos, que atingem grupos em mais de uma região do Brasil, possibilita o avanço dessa população em conjunto, garantindo conquistas de novos espaços em diversos setores da economia”, comenta a CEO.

A potência das parcerias em comunidade: NIVEA fortalece seu propósito

Além da Pretahub, a marca apoia também o Afrolab Toque que Transforma, um programa de mentoria para afroempreendedores com orientações para apoiar e promover pequenos negócios voltados ao bem-estar, cuidado e autocuidado. Outra ação é a parceria com o Instituto Das Pretas, em Vitória (ES), que possibilitou à NIVEA financiar o projeto Cuida de Quem Cuida, uma inciativa de acolhimento e formação de mulheres que atuam em diversas frentes de liderança e espaços de apoio à comunidade. Tal projeto foca nas temáticas de empreendedorismo e cidadania ativa, com ciclo de capacitação cuja duração é de dois meses.

Instituto Das PretasNIVEA apoia o projeto Cuida de Quem Cuida, uma parceria com o Instituto Das Pretas, em Vitória (ES) | Créditos: Reprodução

Como próximos passos, ainda em 2022, a marca seguirá fortalecendo sua base para endossar o sentimento de pertencimento com ‘Toque Que Empodera’. Em parceria com a Das Pretas, nasce o Escola de Elisa, programa que oferece oficinas de escrita e clubes de leitura para o letramento racial de meninas negras no período de formação de identidade. Com o Unicef surge o projeto Meninas Mães Contra a Violência, que vai assistir mulheres negras que sejam mães ou estejam gestantes, entre 14 e 19 anos, para prevenção e enfrentamento das violências de gênero e racismo no contexto urbano. A ideia desses projetos é agir em prol dessas mulheres desde a infância, apoiando a construção de identidade racial e conexão com sua ancestralidade, impactando diretamente na saúde mental e autoestima das futuras líderes de nosso país.

Andrea Bó, Diretora de Marketing da NIVEA, afirma que com Beleza Radiante e essas organizações, a NIVEA tem a possibilidade de viabilizar os sonhos de meninas e mulheres negras através do toque humano, que é tão transformador. “É a expertise de cuidado com a pele de NIVEA de mãos dadas com a energia, identidade e grandiosidade dessas mulheres. Com elas, queremos construir um afrofuturo potente e diverso, por isso consideramos Beleza Radiante um lançamento revolucionário”, completa Andrea.

Ancestralidade, cuidado, identidade e brilho

A revolução quanto à nova linha de produtos passa pelo trabalho da NIVEA em escutar a população negra. Por meio de um estudo realizado pela marca nos últimos anos no Brasil, África do Sul e Nigéria, a organização procurou conhecer a ancestralidade, exaltar a beleza e enxergar a grandiosidade da presença da mulher negra. Além disso, o estudo teve como objetivo pautar as decisões acerca da criação da linha Beleza Radiante.

Dados importantes da pesquisa revelam que, mesmo movimentando, em média, R$ 704 bilhões por ano em compras desse setor, 82% das mulheres negras querem ser mais ouvidas pelas empresas, 46% não estão satisfeitas com ofertas de skin care e 83% afirmam que as mulheres que estão em propagandas e mídias são muito diferentes delas.

Em contrapartida aos resultados obtidos, a marca propõe uma fórmula exclusiva, que espera inspirar meninas e mulheres pretas e pardas a exigirem nada menos do que o melhor para si. É o que traz um dos líderes do projeto na NIVEA e parte do time de comunicação, Gustavo Silva: “Beleza Radiante contribui para o sonho da comunidade em ser vista, ouvida e lembrada, além de tornar real ter algo que foi pensado para as necessidades da pele negra.”

Para além da contribuição profissional, a experiência pessoal de Gustavo e a sua visão como comunicador fazem parte dessa construção. “Eu sou bisneto de Dona Isabel, neto de Dona Mercedes, filho de Ana Claudia Rangel da Silva, quando falamos de ancestralidade falamos de potência, de história, de orgulho é a construção mais verdadeira de quem eu sou. NIVEA já está inserida na maioria das famílias da comunidade negra e com Beleza Radiante não poderia ser diferente. Que Beleza Radiante seja para o meu neto o que a latinha de NIVEA Creme foi para a minha avó.”

A construção dessa campanha foi feita por meio de discussões e inclusão de profissionais negros à frente de todo processo, como funcionários da marca, parceiros, consultores e criadores de conteúdo.

“Beleza Radiante foi feito pra mim, não há nada mais especial que isso, alguém parou, me olhou, me perguntou, se preocupou sobre as minhas queixas e especificidades da minha pele. Esse é o principal diferencial”, afirma Gustavo.

Transformações na cultura interna

Para além da campanha externa, a marca realiza iniciativas que visam acelerar transformações internas, por meio de ações sobre letramento e equidade racial, para conscientizar os colaboradores sobre o tema e discutir a pauta racial. Por isso, nos últimos meses, foram criados Grupos de Afinidade, um deles com foco em Raça, e realizado diversos talks com essa temática. Recentemente, em um Programa de Voluntariado Corporativo, em parceria com a Das Pretas, a instituição promoveu Biografias Pretas, programa que coloca líderes negras da comunidade em contato com os colaboradores para que eles escrevam suas histórias a partir de seu olhar.

Para a marca, esse é um compromisso contínuo e uma forma de incentivar seus consumidores a também abraçarem essa jornada. Da porta para dentro, os colaboradores prepararam um vídeo manifesto sobre esse lançamento que será divulgado em breve. “Me dá muita satisfação ver o nosso time engajado e radiante por entregar uma linha tão cheia de propósito”, aponta Juan Pablo Leymarie, Diretor de RH.

Ainda de acordo com Juan, a agenda de propósito da marca é contínua e passa por três pilares: transformações internas, com diversas ações que promovem a diversidade, missão socioambiental, que passa pela agenda de transformação na sociedade e compromissos com o meio ambiente, e os produtos NIVEA.

Beleza Radiante foi lançado primeiro no Brasil e depois seguirá para os mercados globais, deixando um legado inspirador de beleza, orgulho e essência ancestral. “Para nós, para essas mulheres e para o mercado, Beleza Radiante é revolucionário”, conclui Andréa Bó.

Leia também: Bekoo Das Pretas: movimento busca divertir e capacitar pessoas negras

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano