A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) realizou no último domingo (7) uma ação truculenta de desocupação na Ocupação Palestina Livre, no centro da capital paulista.
No feriado do Dia da Independência, mais de 100 pessoas ocuparam um prédio público abandonado na Liberdade, em manifestação do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) pela falta de moradias populares. A ação integrou a campanha nacional por moradias dignas, que contou com 18 ocupações em 15 estados.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Em denúncia no Instagram, o MLB relatou que a Tropa de Choque utilizou gás de pimenta e balas de borracha contra centenas de famílias, incluindo crianças. A organização também denunciou agressões com cassetetes.
No vídeo, é possível ver um cordão de policiais do Choque avançando contra um grupo de manifestantes, que permaneciam unidos pacificamente na entrada do local e disparando bombas de efeito moral.
“Nossas crianças da ocupação também levaram gás. Essa é a política do Tarcísio, que ameaça as nossas crianças todos os dias”, diz uma das manifestantes, em trecho da publicação.
Em nota à Alma Preta, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) declarou que a PM tentou intermediar a retirada das pessoas e que foi necessário o uso de bombas de efeito moral. No entanto, a pasta não justificou o uso da força na manifestação.
A SSP também informou que um homem, de 41 anos, foi conduzido à delegacia por, supostamente, proferir ofensas contra um policial militar, sendo liberado após prestar depoimento.
Leia a íntegra da nota:
A Polícia Militar foi acionada, por volta das 5h da manhã deste domingo (7), para atender uma ocorrência de desinteligência e invasão de propriedade particular, no bairro da Liberdade, no centro da capital. De acordo com o boletim de ocorrência, dois ônibus foram estacionados na frente do imóvel e diversas pessoas invadiram o prédio após quebrarem dois cadeados e duas correntes. A PM tentou intermediar a retirada das pessoas e foi necessário o uso de bombas de efeito moral. Ninguém ficou ferido. Um homem, de 41 anos, proferiu ofensas contra um dos policiais militares e foi conduzido à delegacia, sendo liberado após prestar depoimento. A autoridade policial solicitou exames periciais ao IC e o caso foi registrado como alteração de limites (invasão para o fim de esbulho possessório) e dano no 8º DP (Brás).