PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pré-vestibular oferece bolsas Carolina de Jesus no Complexo da Maré

Iniciativa do cursinho pré-vestibular Unifavela é uma homenagem à escritora de 'Quarto de Despejo' e oferece bolsas de duzentos reais

Texto: Redação | Imagem: Divulgação

Pré-vestibular oferece bolsas Carolina de Jesus no Complexo da Maré

17 de abril de 2021

A Unifavela, cursinho pré-vestibular gratuito que atua no Complexo de favelas da Maré, no Rio de Janeiro, lança, em abril, a bolsa Carolina Maria de Jesus. O auxílio vai beneficiar estudantes com R$ 200, na tentativa de diminuir a evasão. O nome da bolsa é uma homenagem à escritora de “Quarto de Despejo”, negra e favelada, que se tornou uma das autoras mais relevantes do país. O cursinho é feito por estudantes que residem em favelas do Complexo.

A iniciativa surgiu depois de 80% dos alunos da Uni optarem pela saída da turma em razão da pandemia de Covid-19. Como as aulas passaram a ser em formato à distância, nem todos têm condições de custear internet e, por consequência, acompanhar com assiduidade os conteúdos.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Uma das alunas beneficiadas será Patrícia Silva, de 43 anos, que reside na favela Amarelinho, Zona Norte carioca. A diarista, que sonha ser professora, é natural do Ceará, de família de analfabetos e agricultores e encontrou na Unifavela a chance de continuar os estudos e nutrir o sonho de ingressar no sistema público de ensino superior.

“São pessoas que querem fazer a diferença, mudar a vida do outro em todos os aspectos. Se todo mundo entrasse em um projeto igual a esse, eu acho que nosso Brasil teria pessoas com menos dificuldades, com mais acesso à educação e com uma vida transformada lá na frente”, diz a nordestina sobre o pré-vestibular.

Além de Patrícia, a expectativa é de que pelo menos outros quatro alunos, também já selecionados pela equipe, possam ser contemplados com a bolsa. Em uma das etapas de lançamento do auxílio, o cursinho vai distribuir mais de 70 livros de “Quarto de Despejo” entre moradores da Maré. As obras foram arrecadadas em campanha no Twitter.
O projeto

A Unifavela é um projeto socioeducativo coletivo e transversal, voltado para a troca de saberes, a construção de conhecimentos e apoio pedagógico para estudantes pré-universitários do Complexo de Favelas da Maré. A metodologia educacional de baseia nas premissas de ensino popular e no uso de métodos inovadores de ensino, prevendo uma construção de conhecimento contínua e agregadora para promover a inserção dos moradores da Maré em espaços acadêmicos.

Confitra também:

“Professora, quando eu crescer, quero ser Carolina Maria de Jesus!”

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano