Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura do Rio disponibiliza 20 mil bolsas de estudos para conclusão do Ensino Médio

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de maio pelo site do Descomplica
A imagem mostra um estudante negro saindo de um prédio com uma mochila nas costas.

Foto: Reprodução / Pexels

2 de maio de 2024

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), abriu inscrições para 20 mil bolsas de estudos, destinadas aos jovens que desejam concluir o Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O projeto “Chegou A Minha Vez”, lançado junto à plataforma de ensino online Descomplica no último ano, oferecerá gratuitamente aulas ao vivo e gravadas, exercícios e simulados e até duas redações por mês (não cumulativas). Também serão disponibilizados materiais para todas as disciplinas elencadas no edital da prova do Encceja.

Para a secretária da Juventude Carioca, Gabriella Sampaio, é necessário construir caminhos para a juventude para que a cidade se mantenha economicamente “forte e pulsante”.

“Os mais afetados são os jovens mais pobres, de favelas, de periferias, subúrbios, pretos e jovens mães. O mais dramático é que, exatamente o fato de não concluir o ensino médio, os limita para alcançar postos melhores e, assim, obter sua ascensão econômica e social”, explica.

As inscrições ocorrem até o dia 10 de maio e são destinadas aos jovens de 18 anos que não completaram o Ensino Fundamental ou Médio, e sabem ler e escrever. O foco principal do programa são jovens com renda mensal inferior a R$1,5 mil, pretos e pardos, pessoas em vulnerabilidade social e mulheres que precisaram abandonar os estudos pela maternidade.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do último ano, demonstraram que quase 70 milhões de brasileiros com mais de 25 anos não haviam concluído o Ensino Básico. Segundo o IBGE, a cada ano mais 500 mil pessoas passam a integrar o índice de evasão escolar.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano