O queniano Sebastian Sawe fez história na Maratona de Londres no domingo (26). Ao garantir a medalha de ouro, ele se tornou o primeiro a completar a prova oficial de 42 quilômetros em menos de duas horas, com o tempo de 1h59min30s.
Aos 30 anos, o maratonista superou grandes nomes como Eliud Kipchoge e Kelvin Kiptum, que detinha o recorde mundial com 2h00min35s. Em 2023, Kiptum, que faleceu em 2024, havia estabelecido a marca ao vencer a maratona de Chicago.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Leia mais: Atual campeã olímpica, queniana bate recorde em maratona para mulheres
We’re going to need a few days to recover from this one… 😮💨
— World Athletics (@WorldAthletics) April 26, 2026
2 men under 2 hours. 3 men breaking the world record.
We have officially entered the new era of marathon running 🫳🎤 pic.twitter.com/Q71xnXDbc2
Na mesma prova, o segundo colocado também superou o tempo abaixo de duas horas. O etíope Yomif Kejelcha terminou conquistou a medalha de prata em 1h59min41s. Em terceiro lugar ficou o ugandense Jacob Kiplimo, com o tempo de 2h00min28s.
Com o resultado, Sawe chegou à quarta vitória consecutiva em maratonas. No ano passado, o queniano também conquistou o título da maratona de Londres.
Leia mais: Corredores quenianos se destacam na 98ª edição da São Silvestre, em São Paulo