Aos 25 anos, o brasileiro Alison dos Santos conquistou mais um feito histórico nesta sexta-feira (19), ao conquistar a medalha de prata na prova masculina dos 400 metros com barreiras no Campeonato Mundial de Atletismo, realizado em Tóquio, no Japão.
Alison, conhecido como Piu, completou a prova com a marca de 46s84, ficando atrás do norte-americano Rai Benjamin, que venceu com 46s52. O catari Abderrahman Samba garantiu o bronze ao cruzar a linha de chegada em 47s06.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Após a linha de chegada, houve um momento de incerteza, Benjamin chegou a ser desclassificado por derrubar uma barreira de forma irregular. No entanto, a equipe dos Estados Unidos entrou com um recurso e a decisão foi revertida, mantendo o ouro com o norte-americano.
Com a decisão, Piu adiciona mais uma medalha importante à sua coleção, que acumula dois bronzes olímpicos – de Tóquio 2020 e Paris 2024 – além do ouro no Mundial de Eugene, em 2022.
O atleta celebrou a medalha de prata e a trajetória até a atual vitória. “Estou muito feliz com a prata, estou orgulhoso da minha trajetória. Isso que importa: estar ali, chegar à final e entregar 100%. Posso falar que entreguei nessa prova e me esforcei”, afirmou em vídeo publicado nas redes sociais.
Antes da corrida, o medalhista olímpico revelou ter ouvido a música “Continuação de um Sonho”, do rapper BK’, como forma de inspiração. “Eu sou a continuação de um sonho, da minha mãe, do meu pai, de todos que vieram antes de mim.”, disse ao citar um trecho da faixa. “E eu estou aqui pra dar orgulho pra todo mundo”, completou.
Alison dos Santos é um dos principais nomes do atletismo brasileiro. Em 2022, ao vencer o Mundial em Eugene, superou o norueguês Karsten Warholm e o atual campeão Rai Benjamin.