Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Tarifa zero: São Paulo terá acesso gratuito a ônibus aos domingos

A medida passa a valer no próximo domingo; passageiros precisam do Bilhete Único para acessar o serviço
Imagem mostra doiz ônibus cinza e azul em rua de São Paulo. Ao fundo há um prédio antigo, nas cores branco e amarelo.

Foto: Reprodução.

13 de dezembro de 2023

A cidade de São Paulo terá acesso ao serviço de ônibus de forma gratuita aos domingos. O benefício começa a valer a partir do dia 17 de dezembro, entre 00h às 23h59. A tarifa zero também será aplicada no Natal (25/12), Ano Novo (1/1) e aniversário da cidade (25/1). A gratuidade foi anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), que em 2024 concorre à reeleição.

Estudos da SPTrans mostram que aos domingos há 60% de capacidade ociosa em alguns períodos do dia. Segundo a gestão municipal, a medida tem como objetivo incentivar o uso de transportes públicos aos fins de semana e ampliar o acesso ao lazer, parques, centros esportivos, além de melhorar a economia.

Os passageiros precisam passar o Bilhete Único no validador da catraca, que não vai cobrar a tarifa. Caso não tenha cobrador, o motorista vai liberar o passageiro com um dispositivo próprio. Saiba como solicitar o Bilhete Único no site da SPTrans.

Segundo o prefeito, não haverá aumento de recursos para custear a tarifa zero aos mais de 2 milhões de passageiros que utilizam 1.175 linhas de ônibus no município. O atendimento será feito com a frota operacional atual de 4,8 mil ônibus. As linhas de ônibus atendem toda a cidade e, por esse motivo, não tem a necessidade de integração com o sistema ferroviário, segundo o político.

“São Paulo é uma cidade rica, com 12 milhões de habitantes, mas que tem uma parcela da população pobre. Com a tarifa zero, teremos uma cidade mais acessível. Mais famílias poderão frequentar os equipamentos públicos gratuitos. Às vezes, a pessoa não faz o uso de toda essa rede por conta de não ter o recurso da tarifa. Então, é uma política pública de inclusão. A tarifa zero aos domingos vai ampliar o lazer e permitir a população viver mais a cidade”, reforçou o prefeito, em nota.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano