Pesquisar
Close this search box.

Três jornalistas da Alma Preta são indicados a prêmio de imprensa negra

Agência especializada na temática racial também está entre os veículos finalistas
Imagem mostra o Manual de Redação da Alma Preta.

Foto: Alma Preta

20 de setembro de 2024

A Alma Preta está entre os veículos indicados para a segunda edição do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. A agência especializada na temática racial, que completa dez anos de história em 2025, é finalista na categoria Veículos Liderados por Jornalistas Negros.

Três jornalistas da agência independente também estão entre os profissionais indicados à premiação. O consultor editorial do núcleo de jornalismo investigativo Flávio Costa e o diretor de redação da Alma Preta, Pedro Borges, concorrem na categoria “Jornalista”, enquanto o diretor de comunicação Solon Neto é finalista em “Profissionais de Imagem-Vídeo”.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“A minha trajetória pessoal como repórter se confunde com a trajetória da Alma Preta, então todas as vezes que alguma coisa soa para ser individual, para mim, na verdade, é um reconhecimento do nosso trabalho enquanto equipe”, expressa Pedro Borges.

“Eu fico lisonjeado, porque entendo que é um reconhecimento ao trabalho da Alma Preta, que fez um trabalho brilhante esse ano. Vale destacar a cobertura que coletivamente fizemos dos Jogos Olímpicos. Fico muito feliz e espero que nós, enquanto grupo, sejamos valorizados”, completa o comunicador.

Ao todo foram 121 jornalistas, 14 veículos, 27 veículos liderados por jornalistas negros e 11 profissionais de imagem classificados para o segundo turno da votação. Da primeira fase até esta etapa, foram 441 indicações de profissionais espalhados por todo o Brasil.

O diretor de comunicação Solon Neto destaca a importância do reconhecimento de uma premiação desse porte, uma vez que as indicações são feitas por colegas de trabalho. 

“É uma demonstração do impacto profissional do trabalho da equipe da Alma Preta. Além disso, essa premiação mostra o fortalecimento da presença de profissionais pretos e pardos no segmento da comunicação. Isso é importante porque as principais agências e redações continuam sem refletir a diversidade da população brasileira”, ressalta o jornalista.

Os profissionais e veículos eleitos serão conhecidos no início da próxima semana. A premiação é organizada pelo portal Jornalistas&Cia, em parceria com os sites Neo Mondo, 1 Papo Reto e a Rede JP – Jornalistas Pretos.

Na cerimônia de premiação, prevista para ocorrer em 11 novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo, serão revelados os dez profissionais mais votados e o campeão em cada uma das categorias, além dos campeões regionais. 

A programação do evento também inclui homenagens especiais aos Decanos Valdice Gomes e Dennis de Oliveira, que receberão o “Troféu Luiz Gama”; à Personalidade do Ano, o jogador de futebol Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madri, com o “Troféu Glória Maria”; e à Revelação do Ano, nome a ser ainda anunciado, que ficará com o “Troféu Tim Lopes”.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano