A Universidade Federal do ABC (UFABC) anunciou a criação de um curso de licenciatura voltada para comunidades tradicionais do litoral norte do estado de São Paulo. A formação é direcionada para quilombolas, caiçaras e indígenas das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião.
Segundo a coordenadora do processo de implementação do curso, professora Suze Piza, a região foi escolhida considerando as quatro comunidades quilombolas ubatubenses e os diversos núcleos de educação diferenciada para comunidades tradicionais da região.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O projeto foi construído em parceria com as lideranças comunitárias da região e tem como objetivo formar professores para atuar nos anos finais do ensino fundamental, nas disciplinas de história e geografia, e no ensino médico, com as matérias de sociologia, filosofia, história e geografia.
Para Piza, a iniciativa é de extrema relevância para atender a demanda de professores em áreas prioritárias. “Com ele [o curso], a UFABC cumpre sua tarefa pública ao atender uma demanda concreta de formação docente em áreas prioritárias em uma região com número insuficiente de professores e inova trazendo para a Universidade conhecimento qualificado de como fazer uma educação diferenciada”, afirmou.
O edital disponibiliza 60 vagas, sendo 30 reservadas para os professores da rede pública da educação básica no litoral norte, com prioridade para docentes e educadores populares membros das comunidades. Entre os selecionados pertencentes às comunidades, 30 terão bolsas de estudo no valor de R$ 700, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
As aulas serão ministradas presencialmente no regime quadrimestral. Cerca de 20 a 30% do programa será desenvolvido no campi da UFABC em São Bernardo e no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em Caraguatatuba. O restante da carga-horária será desenvolvida no Centro Comunitário de Caçandoca, em Ubatuba.
O curso terá a duração de quatro anos, com uma carga horária total de 3.220 horas. A inscrição para o processo seletivo encerra no dia 10 de julho e deve ser realizada exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no site.