Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Edital incentiva empreendedorismo de comunidades tradicionais na Bahia

Lançamento do edital "Azeviche" ocorreu no Museu Eugênio Teixeira Leal, com investimento de R$ 3,3 milhões
Imagem da parlamentar Olivia Santana no lançamento do edital "Azeviche", no último sábado (15), em Salvador.

Foto: Olivia Santana/Redes Sociais

23 de junho de 2024

O Museu Eugênio Teixeira Leal, localizado no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, lançou o edital “Azeviche: Inovações para Povos e Comunidades Tradicionais“, que visa estimular com um investimento de R$ 3,3 milhões iniciativas empreendedoras de comunidades tradicionais como indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, pescadores artesanais e extrativistas na Bahia.

O objetivo é conceder apoio financeiro a empresas que incorporarem novas tecnologias aos setores econômicos do estado. Podem apresentar propostas pessoas físicas, microempreendedores individuais ou pessoas jurídicas com ao menos um sócio desses grupos populacionais. Serão priorizados projetos nos setores da Construção Civil, Economia Criativa, Gastronomia, Turismo, Educação, Energia, Moda, Meio Ambiente, Saúde e Bem-Estar, entre outros.

Ângela Guimarães, titular do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), destacou a relevância do edital para valorizar conhecimentos ancestrais e práticas sustentáveis dessas comunidades, fundamentais para o desenvolvimento do estado.

Os interessados podem acessar o edital completo no site da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), na aba Editais (2024).

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano