Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

UFMT oferece 145 vagas de graduação para quilombolas

Ação pretende minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência de alunos em situação de vulnerabilidade
Imagem mostra estudantes negros durante a aula em uma universidade.

Foto: SEDUC

4 de março de 2024

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está com inscrições abertas para 145 vagas em cursos de graduação para estudantes quilombolas do estado. As inscrições devem ser feitas até 24 de março.

A iniciativa pretende minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes de graduação quilombolas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As vagas para quilombolas estão disponíveis em 33 cursos presentes nos campus da UFMT. Entre as áreas selecionadas, estão as formações em medicina, engenharia e ciência da computação. 

Para realizar a seleção, a universidade deve utilizar como critério as notas de português e matemática do histórico escolar de ensino médio dos candidatos, ou documento escolar oficial equivalente, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O resultado das inscrições será divulgado em 28 de março e a convocação para a primeira chamada inicia no dia 5 de abril. Os candidatos farão o ingresso no primeiro ou segundo semestres letivos de 2024.

Para mais informações sobre a bolsa para quilombolas, acesse o edital na íntegra.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano