Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Zé Delivros: cidade de Queimados cria delivery de livros

Proposta inspirada nos aplicativos de entrega quer levar cultura durante as restrições da pandemia na cidade de Queimados, região metropolitana do RJ

Texto: Juca Guimarães I Edição: Nadine Nascimento I Imagem: divulgação: Zé Delivros

entrega de livros do Zé Delivros, em Queimados (RJ), motoboy entrega livro para pai e filho

15 de junho de 2021

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lançou um novo sistema de empréstimo de livros, o Zé Delivros. Agora, a população terá acesso ao acervo da Biblioteca Parque Municipal Padre Sá, sem precisar ir ao local para pegar os exemplares. O projeto de incentivo à leitura segue os protocolos de segurança e higiene da pandemia da Covid-19, e os pedidos podem ser feitos por mensagem de WhatsApp.

O projeto Zé Delivros começou em maio e surgiu a partir dos debates e encontros da FLIBA (Festival de Literatura da Baixada), que aconteceu em Queimados entre os meses de março e abril, realizado com o apoio da Lei Aldir Blanc. A cidade, que fica na Baixada Fluminense, tem cerca de 150 mil habitantes.

Para evitar a contaminação do coronavírus, os livros são higienizados e passam por uma quarentena de 14 dias. O acervo de livros disponíveis para empréstimo está disponível para consulta no Instagram da Secretaria de Cultura e Turismo de Queimados ou na rede social da Biblioteca de Parque Padre de Sá.

“O processo de leitura aliado à educação e cultura, tem um papel muito importante no processo de desenvolvimento humano, além de contribuir fortemente com o laser nesse período pandêmico. O Zé Delivros, acaba facilitando e promovendo esse encontro com os leitores que estão impedidos de sair de casa”, disse Rômulo Sales, secretário de Cultura e Turismo da cidade.

O leitor escolhe o Livro na relação da biblioteca, entra pelo aplicativo WhatsApp, envia uma mensagem para 21 97517-0095, faz o cadastro, combina a entrega do livro e aguarda o livro em casa no prazo máximo de 15 dias, dependendo do fluxo de pedidos. As solicitações de livros podem ser feitas das 8h às 20h.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano