Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Artistas negras dão voz ao conto “O Alienista” de Machado de Assis

Apresentação tem entrada gratuita e será sábado, 21 de setembro, no festival “Soy Loco Por Ti Juquery”, em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo

19 de setembro de 2019

As artistas negras Ana Moraes e Denise Aires dão voz ao conto “O Alienista” de autoria de Machado de Assis. A apresentação tem entrada gratuita e será neste sábado, 21 de setembro, às 14h, no festival artístico “Soy Loco Por Ti Juquery”, em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo.

Publicado em 1882, “O Alienista” é considerado um clássico da literatura brasileira. A obra de autoria do escritor negro debate a fronteira entre a racionalidade e a loucura.

Em maio deste ano, a Faculdade Zumbi dos Palmares lançou a campanha “Machado de Assis Real” para reivindicar o reconhecimento do autor enquanto homem negro. Segundo comunicado da instituição de ensino, a campanha é uma resposta à tentativa de embranquecimento de Machado de Assis.

Ana Moraes conta que ser uma mulher negra e participar do evento recitando Machado de Assis é um ato de representatividade. “Recitar um escritor negro que foi embranquecido para maior aceitação de suas obras se faz urgente e necessário. É criar uma representatividade legítima no festival”, afirma.

Sua dupla na leitura, Denise Aires avalia ser uma forma de resgatar a importância do negro na construção da literatura brasileira. “É informar e relembrar a importância desse autor. Precisamos incentivar a pesquisa pela real história do povo negro”, acrescenta.

“Outras Portas, Outras”

Ainda no sábado, 21 de setembro, às 20h30, o evento conta com a apresentação do espetáculo “Outras Portas, Outras”, da Companhia Sansacroma.

O grupo residente na periferia da Zona Sul de São Paulo explora a política do corpo negro em uma sociedade que trata operários negros com inferioridade. As cenas mostram a indignação transformada em materialidade poética, explorando questões como herança cultural e identidade do brasileiro.

Evento para o público infanto-juvenil

A segunda edição do festival “Soy Loco Por Ti Juquery” reunirá intervenções artísticas, shows, exposições, espetáculos, feira gastronômica, entre outras atrações voltadas para o público infanto-juvenil.

O projeto foi criado com o objetivo de ressignificar o Complexo Hospitalar do Juquery e relembrar o papel da arte na história da instituição inaugurada em 1898. Atualmente, o espaço abriga 65 idosos e possui um modelo assistencial voltado para o trabalho terapêutico.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

Serviço:

Festival “Soy Loco Por Ti Juquery”

Quando: 20, 21 e 22 de setembro, das 10h às 22h

Onde: Complexo Hospitalar do Juquery | Franco da Rocha – SP | Acesso pela Linha 7 Rubi da CPTM

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano