O Bloco Estratégia, dedicado à música negra brasileira, escolheu como tema do desfile de 2026, marcado para o dia 7 de janeiro, a celebração dos 50 anos do álbum “África Brasil”, de Jorge Ben Jor. A homenagem destaca a forte conexão do disco com a valorização da identidade negra e com a música brasileira, elementos que dialogam com a proposta do bloco.
Pela primeira vez, o desfile será realizado no Posto Zero, na Glória, em frente à praia, com vista para o Pão de Açúcar. O público poderá acompanhar um repertório elaborado para traduzir a potência da obra, último trabalho da chamada “trilogia alquimista” de Jorge Ben. Clássicos como “Umbabarauma”, “Meus Filhos, Meu Tesouro”, “Zumbi” e “Taj Mahal” serão executados pela Bateria Cabulosa.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O repertório ainda é marcado pela cultura popular presente no carnaval de rua, reforçando o trajeto como ponto de memória da cidade, além de destacar o impacto duradouro da obra na música brasileira.
“Em 1975, o Jorge funde seu próprio som ao som da guitarra elétrica, misturando o suingue clássico dele ao peso do rock’n roll, que é bem o que o Estratégia gosta de fazer. Essa é uma referência fundamental pro bloco e por isso a homenagem”, conta Leo Santos, fundador do bloco em comunicado à imprensa.
Criado há 14 anos, o Bloco Estratégia apresenta inspirações dos bailes black, a energia dos batuques de terreiro a ritmos como samba, xote e maculelê, levando referências afro-brasileiras às ruas da capital fluminense.
Serviço:
Bloco Estratégia
Desfile: 7 de fevereiro
Local: Posto 0, Glória