Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Desfile das campeãs: 15 escolas voltam ao sambódromo e reafirmam suas vitórias em SP e RJ

No Rio de Janeiro, a entrada na avenida segue a ordem inversa da classificação geral. Em São Paulo, a sequência pode ser alterada para evitar conflitos
A imagem mostra uma das componentes do desfile da escola de samba Unidos do Viradouro, que será uma das agremiações a participar do desfile das campeãs. Foto registrada em 14 de fevereiro de 2024.

Foto: Pablo Porciúncula/AFP

15 de fevereiro de 2024

Após o processo de apuração e definição das escolas de samba campeãs do Carnaval 2024, as 15 agremiações melhores avaliadas voltam ao Sambódromo do Anhembi e à Marquês de Sapucaí neste sábado (17). Nove comunidades de São Paulo e seis do Rio de Janeiro celebram suas classificações.

Em São Paulo, as cinco primeiras colocadas no Grupo Especial, duas do Grupo de Acesso I e duas do Grupo de Acesso II desfilam novamente no Anhembi, zona norte da capital.

Se seguir as últimas edições, os desfiles devem acontecer com Unidos de São Lucas e X-9 Paulistana, campeã e vice do Grupo de Acesso II abrindo o desfile. Na sequência, as campeãs do Grupo de Acesso I Colorado do Brás e Estrela do Terceiro Milênio entram na avenida. 

Para encerrar a noite de desfile das campeãs, Gaviões da Fiel, Mancha Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Dragões da Real e a campeã Mocidade Alegre fecham o ciclo carnavalesco de 2024.

No entanto, pode haver uma alteração na ordem dos desfiles, pois há possibilidade de conflitos entre a Mancha Verde e a Gaviões da Fiel, ambas oriundas de times de futebol rivais na cidade. A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) estuda um afastamento maior entre as torcidas. 

No Rio de Janeiro, as seis escolas mais bem colocadas no Carnaval de 2024 desfilam na Marquês de Sapucaí. O resultado final foi definido após a apuração na quarta-feira de cinzas (14), que consagrou a Unidos do Viradouro como campeã deste ano. 

Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio, Salgueiro, Portela e Vila Isabel e Viradouro finalizam a temporada de carnaval na cidade maravilhosa. A ordem do desfile das campeãs da cidade acontece na ordem inversa da classificação.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano