Após homenagear os povos originários, sobretudo os yanomamis, na Marquês de Sapucaí com o samba-enredo “Hutukara”, a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro conquistou três leões de bronze no festival Cannes Lions, na França.
As categorias reconhecidas em Cannes foram: Entertainment (Entretenimento), Entertainment for Music (Entretenimento para Música) e Industry Craft (Indústria Artesanal).
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A conquista da premiação considerada o “Oscar da publicidade” aconteceu em parceria com a agência DM9, que acompanhou os passos de Davi Kopenawa, fundador da Hutukara Associação Yanomami e autor do livro “A queda do céu”, que inspirou o desfile.
A obra celebra a riqueza cultural e espiritual do povo Yanomami, enquanto ressalta os desafios enfrentados devido à exploração predatória por garimpeiros ilegais. O desfile levantou a discussão sobre o impacto do garimpo ilegal na cultura indígena no Brasil.
O enredo apresentado no Carnaval do Rio de Janeiro em 2024 ficou em quarto lugar no Grupo Especial carioca. Na ocasião, a composição repercutiu de forma nacional e internacional, chamando a atenção de personalidades como o ator Leonardo DiCaprio e a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, que ressaltou que o samba-enredo colaborou para aumentar a visibilidade e o apoio ao povo originário.