PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Feira do Livro de Porto Alegre terá curadoria inédita focada na literatura negra

Com curadoria da escritora Lilian Rocha, a 70ª edição da feira valoriza a produção de autores e autoras negros, com programação variada que inclui poesia e música
Imagem da escritora e musicista Lilian Rocha, responsável pela primeira curadoria dedicada exclusivamente à literatura negra na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Foto: Reprodução

12 de outubro de 2024

A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontecerá de 1º a 20 de novembro na Praça da Alfândega, contará pela primeira vez com uma curadoria dedicada exclusivamente à literatura negra. A escritora e musicista Lilian Rocha, natural de Porto Alegre, será a responsável por coordenar essa nova perspectiva, com foco em dar visibilidade a autoras e autores negros, desde os mais consagrados até aqueles que ainda buscam espaço em eventos dessa magnitude.

Entre os destaques da programação, Lilian celebra a participação do poeta Cuti, criador do conceito “literatura negro-brasileira“, e de Lilia Guerra, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Teremos a presença histórica do poeta Cuti, criador do conceito ‘literatura negro-brasileira’ e o olhar periférico de Lilia Guerra, finalista do Prêmio São Paulo, ambos importantíssimos. É necessário naturalizar essa presença, não como algo extraordinário, mas como reconhecimento dessas trajetórias literárias que contribuem há muito tempo em nosso país”, destaca a curadora em nota à imprensa.

Além da programação literária, a feira trará expressões artísticas diversas, como saraus poéticos e apresentações musicais, destacando a riqueza da cultura afro-brasileira. A curadoria promete uma abordagem inclusiva e diversificada, trazendo uma representação ampla das produções culturais negras.

A curadora

Natural de Porto Alegre, Lilian Rocha tem seis livros publicados, incluindo “A Vida Pulsa – Poesias e Reflexões” (2013), “Negra Soul” (2016), “Agò” (2022), “Rochedos também choram” (2023), e o inédito “Oju Dudu” (2024). Além disso, é coautora de “Leli da Silva – Memórias: A Importância da História Oral” (2018).

Rocha também foi patrona da Feira do Livro de Canoas em 2021 e ocupa posições de destaque em importantes entidades literárias, como vice-presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional RS e vice-presidente social da Associação Gaúcha de Escritores (2023/2024).

Serviço

70ª Feira do Livro de Porto Alegre

Quando: 1 a 20 de novembro

Horário: das 10h às 20h

Onde: Praça da Alfândega – Porto Alegre (RS)


Mais informações disponíveis em breve por meio do site oficial.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano