Pesquisar
Close this search box.

Festival pernambucano de música cancela apresentação da cantora Karol Conká

oie_7n0shFFMcDav

2 de fevereiro de 2021

Anúncio foi publicado nas redes sociais do Festival Rec-Beat na tarde desta terça-feira (02); Cantora iria integrar a grade de programação da próxima edição online do evento que acontece ainda este mês

Texto: Redação / Edição: Lenne Ferreira / Imagem: Reprodução/TV Globo

Participante do quadro de famosos que integram a 21ª edição do ‘Big Brother Brasil’, a cantora curitibana Karol Conká enfrenta uma onda de críticas após atitudes que revelam postura de “cancelamento” dentro da casa. Em desentendimento com o ator Lucas Penteado, a artista vem sendo falada nas redes sociais por comportamentos que fogem da sua imagem, até então conhecida fora do reality. Anteriormente sinônimo de uma militância vista como coerente, Conká não está compactuando com as bandeiras que defende e promovendo discursos de violência e ódio no programa.

Uma das respostas à este comportamento foi o cancelamento, na tarde desta terça-feira (2) da sua participação no Festival Rec-beat, evento pernambucano de música que acontece em formato digital no próximo dia 14 de fevereiro. Com mais de 25 anos de história, a direção do evento, em acordo com a produção da artista, decidiu cancelar sua participação. O Rec-Beat alega que “o festival consolidou princípios inalienáveis que passam pelo respeito à diversidade, raça, cor, etnia, origem e condição, pela equidade de gêneros, pela inclusão, pelo exercício da democracia e total liberdade de expressão que respeite tais princípios”.

O evento ainda prometeu ir a fundo sobre temas ligados à xenofobia e aproveitou para anunciar que, em breve, um debate será promovido.

Uma campanha via redes sociais foi feita. Internautas que discordam veementemente da postura da artista pedem que o responsável pelo reality show, o diretor de televisão Boninho, retire a participante, através da hashtag #KarolConkaExpulsa. Uma petição também foi aberta e, em um dia, já bateu a marca de 282 mil assinaturas. 

Leia a nota na íntegra:

“Comunicamos a decisão do Festival Rec-Beat de suspender a exibição do registro audiovisual da apresentação da artista Karol Conka na edição digital do evento, que acontecerá no dia 14/02 no canal de YouTube do festival. Essa decisão foi tomada em comum acordo entre a direção do Rec-Beat e a produção da artista. Nós, que fazemos o Rec-Beat, acompanhamos as últimas declarações de Karol Conka no #BBB21 e reafirmamos nossa total e absoluta discordância de suas atitudes, que vão contra os princípios basilares do Rec-Beat e do nosso público. Em mais de 25 anos de existência, o festival consolidou princípios inalienáveis que passam pelo respeito à diversidade, raça, cor, etnia, origem e condição, pela equidade de gêneros, pela inclusão, pelo exercício da democracia e total liberdade de expressão que respeite tais princípios. Qualquer atitude que confronte um desses valores resulta em romper o valioso elo que une o artista, o festival e o seu público. A conduta de Karol Conka na casa do BBB estilhaçou fora dela essa relação que há de ser inquebrantável para se manter intacto o espírito de celebração e confraternização em torno da música, que é o elemento propulsor do Rec-Beat. Acreditamos que momentos como este nos oferecem oportunidade de reflexão, de aprendizado e de avanço na desconstrução de condutas que remetem a valores colonizadores. Queremos ir mais além nessa questão e por isso anunciaremos em breve a realização de um debate onde o tema central será xenofobia. Será uma oportunidade para refletirmos juntos e colhermos um aprendizado que seja transformador em nossas vidas e em nossas relações em sociedade”

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano