Pesquisar
Close this search box.

Gilberto Gil é homenageado com título de doutor honoris causa da UERJ

Artista atuou como ministro da Cultura de 2003 a 2008 e foi embaixador da ONU para agricultura e alimentação
Imagem mostra o cantor e produtor cultural, Gilberto Gil.

Foto: Mauro Pimentel / AFP

20 de junho de 2024

O cantor, escritor e produtor cultural Gilberto Gil recebeu o título de “doutor honoris causa” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A cerimônia aconteceu no Teatro Odylo Costa, filho, no Campus Maracanã.

A honraria é a mais importante da instituição e reconhece personalidades de destaque no cenário cultural, educacional ou humanitário do país. A solenidade contou com a participação de um coral, que interpretou sucessos do artista.

Personalidades do meio artístico e político estiveram entre os convidados, entre eles a atriz e embaixadora nacional da ONU Mulheres, Camila Pitanga, que leu um texto sobre Gil, a mãe da vereadora Marielle Franco, Marinete da Silva, e a secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio.

‌Vencedor de diversos prêmios, representante do movimento Tropicália e imortal da Academia Brasileira de Letras, Gil atuou como ministro da Cultura de 2003 a 2008 e foi embaixador da ONU para agricultura e alimentação.

“A palavra que passa por dentro de mim agora e quer alcançar todos aqui presentes e representados é gratidão. Porque grato é como melhor posso me sentir nesse momento”, afirmou o artista ao receber a honraria em cerimônia transmitida via YouTube.

A honraria não é inédita na carreira do artista baiano, que completou 80 anos nesta quarta-feira (19). Em fevereiro deste ano, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também concedeu o título a Gilberto Gil.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano