Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Governo promove mostra de cinema gratuita sobre direitos humanos

Ao todo,18 filmes nacionais serão exibidos durante a programação da 13ª Mostra
Abertura da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, realizada em dezembro de 2023, no Rio de Janeiro.

Foto: Paulo Victor Chagas - Ascom MDH

6 de março de 2024

A 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos chega a todas as capitais do Brasil, entre os dias 11 e 22 de março, com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”. A edição pretende promover debates sobre democracia, direitos políticos, diversidade religiosa, memória e enfrentamento à tortura e ao genocídio, entre outros.

O projeto é realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e Ministério da Cultura (MinC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Durante o evento gratuito, serão exibidos 18 filmes nacionais que abrangem pautas como os direitos de mulheres, pessoas idosas, crianças e jovens, pessoas com deficiência, população em situação de rua, povos indígenas e comunidade LGBTQIA+.

A mostra também visa promover debates sobre prevenção e combate à tortura e ao genocídio, democracia e enfrentamento ao extremismo, direito à participação política, segurança, diversidade religiosa, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação.

Além disso, serão realizadas oficinas de formação de professores sobre cinema e educação com a utilização da metodologia do projeto “Inventar com a Diferença”, desenvolvida pelo laboratório Kumã-IACS-UFF. 

Programação da 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Em São Paulo, a mostra vai acontecer entre os dias 13 e 16 de março, na Cinemateca Brasileira. Já em Brasília (DF), a mostra ocorre de 11 a 13 de março no Sesc 504 Sul. 

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, os filmes serão exibidos no Cine Arte da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, também do dia 13 a 16 de março. Em Belo Horizonte (MG), os filmes estarão em cartaz entre os dias 19 e 22 de março.

A mostra desembarca em Salvador no período de 11 a 14 de março, com sessões na Sala de Arte Cinema da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Outra capital no Nordeste, Recife, terá exibições dos filmes no Cinema da Universidade Federal de Pernambuco, entre os dias 12 e 15.

O projeto inclui ainda uma segunda parte intitulada Mostra Difusão, na qual a programação acontece de forma online entre os dias 25 de março a 24 de abril. 

Nessa fase, a programação estará disponível na plataforma de streaming “InnSaei.TV” e em equipamentos culturais das cidades participantes.

Confira aqui a programação completa dos filmes e oficinas. 

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano