O escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti com o romance “O Avesso da Pele”, integra a delegação brasileira da Festa Literária das Periferias – FLUP, que participará da 34ª edição do festival Étonnants Voyageurs, um dos mais importantes encontros literários da Europa, realizado entre os dias 7 e 9 de junho, em Saint-Malo, na França.
Durante sua passagem pelo festival, o escritor gaúcho participa de debates com outros autores internacionais e acompanha a programação que reúne outros escritores brasileiros, além de uma cineasta e um pianista.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A presença de Tenório no Étonnants Voyageurs destaca temas urgentes, como a forma como a literatura brasileira é lida e consumida fora do país, a visibilidade de autores negros no cenário internacional e o papel da arte como instrumento de denúncia e transformação.
Além de marcar a participação da FLUP como elo entre periferias e grandes circuitos culturais globais, a ida de Tenório à França ganha mais simbolismo ao ocorrer no contexto da Temporada Brasil-França 2025, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
A presença da comitiva brasileira conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), patrocinador da participação nacional como contrapartida cultural na programação oficial da temporada.
Em um momento de ascenso conservador e tentativas de silenciamento no Brasil — como no caso da censura sofrida por O Avesso da Pele em uma escola militar ano passado —, a presença de Tenório em um dos principais festivais literários da Europa é mais do que uma conquista e maneira de mostrar a potência da literatura brasileira no cenário global.
A delegação da FLUP conta ainda com os escritores Bernardo Carvalho, Daniel Munduruku, Djamila Ribeiro, Eliana Alves Cruz, Geovani Martins, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório e Marcelo Quintanilha. A presença da cineasta indígena Graciela Guarani e do pianista Amaro Freitas amplia ainda mais a diversidade dessa comitiva.