Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘O Avesso da Pele’: livro retorna às escolas após censura em Goiás e no Paraná

As secretarias de Educação dos dois estados anunciaram o retorno do livro para as escolas de Ensino Médio e EJA
Na imagem, a capa da obra ‘O Avesso da Pele’, de Jeferson Tenório.

Foto: Reprodução / Instagram

9 de abril de 2024

Após ter sido censurado nas escolas de Goiás e do Paraná em março deste ano, o livro “O Avesso da Pele” retorna às bibliotecas do ensino público por decisão das secretarias estaduais de Educação dos dois estados.

A obra de Jeferson Tenório, que aborda a violência do racismo, havia sido inserida no Programa Nacional do Livro Didático em 2022. Como justificativa para a retirada, as secretarias estaduais de Educação de Goiás e do Paraná alegaram que o livro continha conteúdos inadequados para menores de 18 anos. 

Em nota enviada à Agência Brasil, a Seduc do Paraná confirmou a devolução dos exemplares até o final de abril e informou sobre novas providências, como a condução de um processo de orientação e sugestão, recomendando a indicação do livro para o público adulto e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No estado de Goiás, a Secretaria de Estado da Educação informou, também em nota à Agência Brasil, que o livro passou por revisão da equipe pedagógica e que após a análise, a obra foi destinada às escolas que atendem os estudantes do ensino médio e centros educacionais de jovens e adultos.

Em publicação em rede social, o autor do livro comemorou o retorno da obra para as escolas. “Estou muito feliz e grato por toda mobilização contra a censura. Acho que esse episódio serve para nos deixar mais atentos a qualquer tentativa autoritária em relação aos livros e a arte”, comentou.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano