Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Jessika de Oliveira lança livro de contos com protagonistas negras e vai à Flica

Intitulada 'Festa de Aniversário', obra será lançada na 10ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica)

Ilustração: Macis Pierrot/@macpierrot

Foto: Ilustração: Macis Pierrot/@macpierrot

14 de outubro de 2022

Mulher, negra, mãe e escritora, Jessika de Oliveira é membro da Academia Internacional da Literatura Brasileira e natural de Baixa Grande, região no centro-norte da Bahia. No início de novembro, a escritora baiana lança o seu primeiro livro de contos: “Festa de Aniversário”. A obra reúne histórias protagonizadas por mulheres negras. A capa da publicação é de autoria de Macis Pierrot.

“Festa de Aniversário é meu primeiro livro de contos e traz o protagonismo de mulheres negras em destaque. As cinco personagens deste livro tem histórias diferentes, mas algo em comum a todas elas”, explica a escritora à Alma Preta Jornalismo.

Jessika sempre se interessou em histórias de mulheres que se pareciam com ela. Dentro de casa, as mulheres da família sempre foram a inspiração de Jessika, a começar pela bisavó Silvina de Andrade, que foi a personagem principal na sua compreensão sobre as lutas do feminismo negro, construído no dia-a-dia.

“Desde muito antes, até quando eu ainda não sabia que era escritora, sempre escrevi inspirada nas mulheres. Começando pela minha família, tive o privilégio de conviver com a minha bisavó Silvina de Andrade e a partir dela pude entender sobre o movimento feminista, aquele que muitas vezes não consegue chegar a universidade, mas que transforma a comunidade”, conta Jessika.

jessika oliveira escritoraJessika Oliveira é escritora, pesquisadora e membro da Academia Internacional da Literatura Brasileira | Foto: Arquivo Pessoal

Mais detalhes sobre a obra poderão ser conferidos na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), na região do Recôncavo Baiano. O livro será lançado na 10ª edição do evento, que retorna de forma presencial a partir do dia 3 de novembro, após dois anos paralisado por causa da pandemia.

Será a primeira vez que a escritora baiana irá participar da Flica, evento que reúne grandes nomes da literatura nacional e que este ano terá como tema “Liberdade, Literatura e Brasis”, em menção à diversidade e ao protagonismo da participação popular em diferentes momentos históricos no Brasil.

“Receber o convite da Flica, para mim, foi um misto de sensações. Estar na Flica é uma forma de reconhecimento de toda a minha trajetória dentro da literatura. Estou muito feliz e quero entregar o máximo que puder para suprir as minhas expectativas e de todas as pessoas que me acompanham”, comenta a escritora.

Além de Jessika, a Flica irá contar com grandes nomes da literatura brasileira e internacional como o poeta cubano Yamil Díaz Gomez, a escritora brasileira Cidinha da Silva, Aldri Anunciação, Carla Akotirene, além de nomes como MV Bill e Sulivã Bispo.

Sobre as vendas do livro “Festa de Aniversário”, a obra será comercializada de forma presencial na Flica e pode ser adquirida de forma remota pelo e-mail:[email protected].

A programação completa e mais informações sobre a Flica estão disponíveis no site do evento e nas redes sociais.

Leia também: O câncer de mama e a solidão da mulher negra

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano