Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Livro relata experiências de arte e psicanálise no atendimento a jovens negros e periféricos

Ações desenvolvidas no projeto Desembola na Ideia são abordadas na obra; o lançamento aconteceu em live no último sábado (3), pelo YouTube

Texto: Redação | Imagem: Reprodução

Imagem de divulgação. Na pintura, o rosto de um garoto negro usando um boné preto com um símbolo branco. A imagem é a capa do livro divulgado.

4 de julho de 2021

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, organização da sociedade civil com sede em Belo Horizonte, e o Hospital Mater Dei apresentam o livro “Desembola na Ideia – arte e psicanálise implicadas na vulnerabilidade juvenil”. O evento de lançamento será realizado no dia 3 de julho de 2021, às 11h, por meio de uma live no canal do YouTube da AIC.

O livro “Desembola na Ideia – arte e psicanálise implicadas na vulnerabilidade juvenil” é fruto de experiências realizadas no Desembola na Ideia, projeto psicossocial nascido em 2016 e que conjuga Arte, Psicanálise e Política para promover, junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade, o protagonismo juvenil na construção da cidadania.

Composto de seis partes (ata, canteira, cotidiana, préza, quefazeres e den(fora)tro), o livro procura apresentar o trabalho institucional feito por artistas, psicanalistas e educadores sociais, elaborado em diversas linguagens por meio de encontros e atividades de criação. A obra reúne, assim, várias sensibilidades em torno da questão adolescente, que engendram diálogos com diferentes campos do saber, em permanente interlocução com a cidade.

A intenção de produzir o livro surgiu da vontade de disponibilizar o conhecimento interdisciplinar produzido pela equipe do Desembola na Ideia no encontro com as e os jovens atendidos, acreditando que o compartilhamento dessa experiência pode trazer contribuições significativas para os campos da Socioeducação, Psicanálise, Artes e Políticas Públicas de Saúde Mental e Assistência Social.

O livro “Desembola na Ideia – arte e psicanálise implicadas na vulnerabilidade juvenil” tem projeto gráfico do artista Marco Chagas e organização de Musso Greco e Louise Ganz. Este livro foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (Projeto 0096/2017) e editado pela AIC. As seis partes podem ser acessadas gratuitamente nesse link.

Confira também:

Universidade registra queixa contra tentativa de censura por livro sobre racismo no Carrefour
Zé Delivros: cidade de Queimados cria delivery de livros

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano