Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Mostra em Salvador promove imersão na cultura indígena com realidade virtual

Exposição "Floresta Encantada" fica em cartaz até o dia 28 de abril
Imagem mostra parte da cenografia da exposição "Floresta Encantada"

Foto: Divulgação / VJ Suave

21 de fevereiro de 2024

A Caixa Cultural recebe, em Salvador (BA), a exposição “Floresta Encantada”, que celebra a fauna, flora e a herança ancestral indígena brasileira por meio de paisagens e sons da natureza transmitidos com auxílio da realidade virtual. A mostra tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 28 de abril.

A instalação imersiva é assinada pelo duo paulistano “VJ Suave“, composto por Ygor Marotta e Ceci Soloaga, artistas audiovisuais especialistas em arte digital que mesclam tecnologia com street art em suas obras desde 2009.

A proposta é proporcionar uma experiência sensorial aos visitantes durante a visita, na qual ferramentas como animações 3D, sons espacializados e games interativos ajudam o participante a mergulhar no universo criado pelos artistas.

Através dos óculos de realidade virtual, as pessoas podem interagir com uma fogueira, uma onça-pintada e com o Pajé Txuã, uma das lideranças do Povo Huni Kuin, da região do Rio Envira, no Acre, e poderoso curandeiro que conduz os visitantes pelo caminho do autoconhecimento a partir das plantas sagradas. 

O espaço também inclui cenografia e paisagismo com plantas naturais, iluminação a laser, aromatização e som surround. Além disso, réplicas dos cristais presentes na experiência virtual compõem a ambientação, para promover uma atmosfera imersiva.

Serviço:

Quando: até 28 de abril, de terças a domingos, das 9h às 17h30
Onde: Caixa Cultural Salvador
Entrada gratuita

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano