Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Olodum celebra africanos nômades no Carnaval de Rua de Salvador

Já o Bloco afro Ilê Aiyê celebra suas origens em homenagem aos seus fundadores
A imagem mostra percussionistas do Olodum durante uma apresentação em Salvador (BA).

Foto: Rita Castro

10 de fevereiro de 2024

Durante o Carnaval de Salvador (BA), um dos mais famosos e apreciados do Brasil, o Olodum vai apresentar o tema “Wodaabe: O Povo do Sorriso – Uma História de Beleza e Diversidade”, que celebra um grupo africano nômade, onde as mulheres são protagonistas da sociedade, além de deterem os poderes econômicos.

No domingo (11), o Olodum desfila no Circuito Dodô, na Barra-Ondina, com concentração a partir das 14h. Na terça (13),  o bloco volta para o circuito Osmar, na Avenida, às 11h. Os eventos são gratuitos.

Os Wodaabe são uma tribo originária da Nigéria, Camarões, Senegal, Chade e Sudão. Esse povo é conhecido por ter uma cultura dominada por mulheres, da parte econômica até a amorosa, onde há um tipo de concurso de homens que disputam uma mulher para se casar.

O ritual é chamado de Guereol e todos devem se apresentar bem para impressionar as juízas. O protagonismo de todos os âmbitos sociais é delas.

Já o Bloco Ilê Ayiê levará o tema “Vovô e Popó, com o Axé de Mãe Hilda Jitolu, a Invenção do Bloco Afro – Ah, se não Fosse o Ilê Ayiê” para as ruas de Salvador. O título é uma homenagem aos fundadores do bloco, Antônio Carlos dos Santos Vovô e Apolônio Souza de Jesus Filho, conhecido como “Popó”.

Ainda no sábado (10) o Bloco Ilê Aylê sairá em cortejo pela região do Curuzu a partir das 21h. Já na segunda (12) e na terça (13), o Ilê desfila com seu bloco no circuito Osmar, no Campo Grande, às 18h e às 19h, respectivamente. Confira aqui a programação completa.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano